É importante ler livros, os livros são instrumentos poderosos que nos podem libertar ou escravizar para sempre. É importante compreender, que os livros são escritos por seres humanos, seres limitados, limitados em conhecimento, que transmitem ideias, filosofias, ideologias, podem conter alguma verdade, mas que não são a verdade absoluta. Eles transmitem realidades vividas, muitas vezes num espaço de tempo bem diferente do nosso, partilham-se experiências, culturas, história, mágoas e muitas vezes pura ficção.

Com respeito a Deus, muito se escreveu e se escreve. Há um universo de escritores que falam sobre Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. A bíblia é composta por várias dezenas de livros e, usamos a bíblia para falar de Deus. A bíblia tem sido a fonte dos escritores e dos pregadores para falarem sobre Deus.

No entanto, a bíblia em mãos erradas, tem sido a causa de imensa perturbação na vida dos que creem em Deus, pensar que tudo o que está escrito na bíblia é Deus a falar na primeira pessoa e, pior ainda, usar livros de escritores cristãos, conhecidos, best-sellers e, afirmar, o que se escreve neles é a verdade de Deus para nossa vida, tem sido o mal da igreja atual.

A bíblia por si só, assim interpretada, é a causa de um “cristianismo” sem Cristo, tornou-se o livro das maiores heresias.

O mesmo, acontece com muitos livros que se escrevem por aí.

Nestes meus 30 anos de Evangelho, li e vi o fruto desse tipo de livros e desse modo de interpretar, tudo na primeira pessoa de Deus. São livros que tornaram a igreja rica, mas sem Cristo. “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Apocalipse 3:16,17)

Um dos livros que mais mal tem feito à igreja é: “Autoridade Espiritual” de WATCHMAN NEE.

Um livro que hierarquizou a igreja, regimentou a igreja a títulos e níveis de autoridade, a uma obediência cega, a uma carga de autoridade entre as pessoas que cria um ambiente militarizado, de medo, pavor pelas maldições e exalta o líder máximo, visto como “o homem de Deus” a quem todos lhe devem obediência, obedecendo a ele, está-se a obedecer a Deus. Este é o espírito que reina em muitas congregações, igrejas locais e ministérios. É o livro que tem criado “ditadores espirituais” ao longo destas décadas. É o livro que faz parte do treinamento de líderes e novos líderes, que já saem com esta interpretação enviesada.  E pior, as pessoas que congregam deste tipo de congregações, vivem debaixo deste regime, são escravas das ideias do tal homem de Deus e não conseguem sair, porque têm medo das maldições pela desobediência. Chegam a casa cansadas, fartas, falam mal, mas depois voltam no dia seguinte ao mesmo, dizendo amém a tudo e não têm coragem de sair. Habituam a suas mentes a mentir, porque em casa não concordam, mas na igreja dizem amem. Isso tem sido a causa de muitos distúrbios mentais na vida de muitos crentes.

Se Watchman Nee soubesse que o seu livro criara uma igreja assim, provavelmente, não o teria escrito, penso eu.

Outro autor que tem causado muito dano com os seus livros foi Kenneth Hagin e filho; com os livros: “Autoridade do Crente, Igreja triunfante, Línguas, Alimento da Fé, etc.”

Foram livros dados a estudar pelos líderes a novos líderes, ao fim deste tempo todo, colhemos uma igreja cheia de bases falsas, tem muito pouco evangelho. É por isso que está a ser muito difícil ajudar a igreja, a compreender o verdadeiro Evangelho de Cristo, porque o Evangelho vai colidir com todas as bases ensinadas por esses escritores. 

O resultado é uma igreja mimada, que não aguenta tribulações, sofrimento, não aceita doenças, não aceita falta de recursos, tudo é o diabo ou falta de fé. É uma igreja cheia de tiques de supremacia, racismo, homofóbica, pouco hospitaleira, de pouca generosidade para com quem realmente necessita e, generosa para os projetos do líder, aviões, infraestruturas megalómanas, mas, para quem de fato necessita, manda-se semear em tempo de fome.

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Apocalipse 3:16,17)

Termino a dizer: É bom ler a bíblia e é bom ler livros, seja de que tema for. Mas não podemos tirar Cristo da bíblia ou de qualquer livro. Se aquilo que eu leio, não passa no olhar de Cristo, o melhor que tenho a fazer é por de lado. Somente o que passa no olhar de Cristo é Deus a falar para nós. 

Exorto a todos a lerem os 4 evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Tenho a certeza que se lermos com atenção, muitos livros vão chumbar, não passam no olhar de Cristo. Só com o olhar de Cristo podemos entender melhor a bíblia toda.

 

José Fidalgo

11/08/2021