Já várias vezes mencionei que a bíblia nas mãos de certas pessoas é um perigo!

O apostolo Paulo alertava muitas vezes, em suas cartas, para o cuidado a ter com os falsos apóstolos e o ensino que nos escraviza, pois tira a essência do Evangelho de Cristo, que nos amarra e nos destrói. 

Ao longo destes 30 anos de Evangelho, aprendi que um dos ensinos que mais amarra e destrói vidas, dentro das próprias igrejas, que separa famílias é o ensino sobre “autoridade espiritual”. Este ensino baseia-se no conceito de autoridade espiritual e no que devemos fazer para mostrar a Deus que o respeitamos, obedecendo aos homens revestidos de autoridade. 

O conceito do ensino baseia- no facto de que existem certas pessoas, que são revistadas, por Deus de autoridade e quem não obedecer a essas pessoas, estão em rebelião e desobediência, onde a bíblia reforça como pecado de bruxaria, trazendo consequências terríveis sobre a vida de quem não obedece. Uma vez o conceito entendido, agora vem o modo como as pessoas devem agir. Um dos modos é a frase que muitos pregam: “Quem entende autoridade espiritual, deve estar perto, andar junto com essa autoridade”.  Outro modo é: “A autoridade é humana, tem defeitos e falhas, mas é dotado de revestimento, de uma autoridade de Deus, que não nos permite falar mal e muito menos nos rebelarmos”. 

Depois vêem as ameaças: “Quem entende autoridade espiritual, não participa em rebeliões, cuidado, quando você ouve: Se ele ouve a Deus, eu também oiço, se ele é homem de Deus, eu também sou...olha o que aconteceu com Moisés e os líderes que se rebelaram contra ele...a terra os engoliu...quem se rebela, não morrem de morte natural...morrem mais cedo, morrem de cancro, morrem amaldiçoados...perdem os negócios...vão à falência.” 

Outra é: “Se alguém vem ter com o pastor da igreja e pede para sair, pede a bênção para sair da igreja, esse pastor tem de alertar o irmão que está em rebelião. Porque ele pertence ali à igreja dele, foi ali que nasceu de novo, foi ali que foi batizado, foi ali que foi ungido, cuidado!” 

Ainda outra é: “Não andes com pessoas que se rebelaram, que saíram da igreja, cuidado porque serás amaldiçoado”

Ora, todo este ensino é maligno e porquê? Porque tem como pano de fundo o medo e a manipulação. 

O Evangelho de Jesus Cristo nos ensina que autoridade espiritual é outra coisa, completamente diferente do que estamos habituados a ouvir. 

Este tipo de conceito e prática é maligno, porque leva as pessoas a seguirem homens e não a Deus. E por causa disso muitas famílias dentro das igrejas andam divididas,  uns defendem a “ autoridade espiritual” com unhas e dentes, achando que tudo o que ele diz e faz é ordem divina e outros, claro, não vão na conversa e isso divide a família, porque os que defendem a “ autoridade espiritual”  vão ver os outros como rebeldes e assim sendo, devem separar da família, para estar do lado do líder, pois acreditam que : “quem anda com o líder fica também revestido de protecção divina”. É ridículo não é?, mas é assim que este pessoal pensa, pois são doutrinados constantemente neste pensamento. 

O fruto é mau, porque resulta em divórcios, separações de amizades, confusões entre irmãos em Cristo, enfim uma verdadeira desgraça! Os defensores desta doutrina carregam ainda mais, ameaçam constantemente, manipulam descaradamente, tudo na verdade tem um fim, dinheiro e poder. 

Quem acha que o seu líder é revestido de poder divino e de uma autoridade santa, vai cometer loucuras, na ideia de que, quanto mais perto andarmos com o líder melhor e a melhor maneira de o fazer é semear na vida do líder, dar dinheiro para os projectos do líder, abençoar a vida do líder, mesmo que não se concorde, temos de andar calados, pois pode vir a maldição. É uma tristeza...e pobreza de espírito! 

O apostolo Pedro dizia: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”. (2 Pedro 2:1-3)

Paulo dizia: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”. (Gálatas 5:1)

O conceito de Jesus Cristo sobre autoridade espiritual é simples...Ele é o nosso sumo sacerdote, ele é o nosso pastor e bispo das nossas almas, ele é o Ungido do Senhor. Quem nele está, ele em nós também está, pois sem ele não podemos dar fruto. (João 15)

Nós não precisamos de autoridade humana para dar fruto na vida. Precisamos sim e apenas de Cristo em nossas vidas, nascer de novo, foi a resposta que Cristo deu a Nicodemos, líder e príncipe dos Judeus. 

Jesus também disse ao longo da sua estadia por aqui na terra: “O que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles primeiro...vencei o mal com bem...quem desejar ser maior, sirva os outros, seja servo de outros, lavem os pés uns aos outros...sede unânimes, amai-vos uns aos outros como eu vos amei, dai a vida pelos irmãos...enchei-vos do Espírito, submetendo-vos uns aos outros, respeito...quem não ama o seu irmão não nasceu de Deus, não conhece a Deus e mentiroso o fez...” 

Em Cristo, a autoridade espiritual está Nele mesmo, tudo converge para Cristo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”; (Colossenses 2:9)

Ele é o cabeça e nós somos TODOS membros do seu corpo. Em Cristo a palavra obediência aos homens é substituída por Amor. 

Em Romanos 13, para quem lê atravessado e com a mente talhada para o conceito errado de autoridade espiritual, usa a passagem para reforçar a ideia. Mas Paulo está a falar no conceito de pagar impostos como menciona no v.6 e 7, mas reforça a partir do v.8 que a única coisa que devemos ficar a dever é o amor e quem amar cumpre a lei: “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que, o cumprimento da lei é o amor”. 

Estou a lembrar-me de Sadrack, Mesack e Abed-Nego, bem como Daniel que desobedeceram ao Rei por amor a Deus. Eles foram rebeldes ao Rei, foram parar à fornalha e o Daniel à cova dos leões, mas Deus os livrou!  Anda por aí, muitos líderes espirituais e não só, que nos querem obrigar a cumprir regras e leis, que por eles são ditadas, mas contrárias ao espírito do Evangelho e ao Espírito de Cristo, a esses, devemos fazer o que Daniel e os amigos fizeram, não os obedeçam, por amor ao Evangelho de Cristo. 

A verdadeira autoridade espiritual está no amor, no amor ao irmão em Cristo. Se queremos ver autoridade espiritual em alguém, então veja-a no teu próximo, no teu semelhante e ame-o, faz bem a ele, sê uma bênção para ele, ame-o mesmo que ele não seja da nata da sociedade, mesmo que ele não tenha nenhum título ou autoridade. 

Ao longo deste 30 anos, tenho visto tanta maldade por causa desta falta de entendimento...quando eu saí da igreja Maná e depois, mais tarde,  da igreja do Renovo, muitas pessoas, olharam para mim e para a minha família como os rebeldes, os malfeitores, os ladrões que roubaram a igreja. Ainda hoje, muitos têm medo de se aproximarem de mim. Sei que alguns ouvem as minhas mensagens e lêem o que escrevo e concordam, pois sabem no intimo que tenho razão no que prego, pois prego o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, mas têm medo, dizem: será?

Bem, dou graças a Deus, que Cristo me libertou desse medo! Infelizmente algumas pessoas, que éramos amigos, deixaram de falar comigo, com medo da maldição. Se isto que aconteceu comigo é uma maldição, então eu digo: “Bendita maldição que veio sobre mim!” 

Memórias de 30 anos de Evangelho – José Fidalgo

19/02/2020