Existe um livro que pertence a Deus, que segundo a bíblia, é onde Deus regista os nomes de todos os seres humanos. Este livro é conhecido por vários nomes: é mais conhecido pelo “livro da vida”, mas também por “o livro do cordeiro” ou “o meu livro, o teu livro ou o livro de Deus”.

Deus é o autor da vida. No livro de João no Capitulo 1, temos a percepção do inicio, da fundação do mundo, O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, tudo foi feito por ele...Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens...Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo. (João 1:1-9). Ninguém nasce por acaso, mesmo até os que morrem como resultado de aborto, e os que morrem bem novos em tenra idade. Toda a vida que foi gerada, foi gerada por vontade de Deus. (João 1:13). Porquê? Porque Ele é o autor da vida.

Quero que você reflicta neste exemplo que passo a descrever: As nações, as autoridades instituídas e as suas respectivas leis, são um espelho ou um reflexo da forma como Deus faz as coisas...Deus é o autor da instituição de autoridade, em Romanos 13:1, Paulo afirma que: “...não há autoridade que não venha de Deus...” Toda a autoridade e lei que foi legitimamente delegada, tem a bênção de Deus. O próprio Deus deu o exemplo, com a nação, que Ele próprio escolheu, Israel. Escreveu os 10 mandamentos e inspirou Moisés a escrever a lei, que grande parte, está escrita no livro de Levítico, uma espécie de código civil da nação.

Qualquer nação tem o que chamamos de um livro de registos, um bebé que nasce em Portugal, obrigatoriamente tem de ser registado segundo a lei Portuguesa. Passa a ser um cidadão português, e passa a usufruir dos direitos e também sujeito aos deveres que a lei nos confere, passo a descrever dois artigos da constituição portuguesa muito importantes:

Artigo 13 – Principio de igualdade...# Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”.

Artigo 12 – principio da universalidade...# Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição.

 

 Nenhum bebé ou criança, até aos 16 anos de idade, por enquanto, não pode ser julgado por crimes que possa cometer, como se fosse um período que poderíamos chamar, “o tempo de inocência”. Em alguns países, este tempo, é mais curto, encontramos países que esse tempo termina aos 13 ou 14 anos de idade. É por isso que existem os direitos universais da criança, na verdade existe uma protecção das crianças, sabemos infelizmente, que nem todos os países, esses direitos são cumpridos.

Eu creio 100% que esta inspiração para legislar, o homem recebeu de Deus. Porque ao lermos as escrituras sagradas, vamos encontrar este mesmo princípio em Deus.  

Um dos atributos de Deus, é a omnisciência, e como ele é eterno, ele sabe tudo, desde a fundação da terra ao fim da terra, ele conhece o principio e o fim da vida de todo o ser humano, na verdade, Deus já viu o fim de tudo e de todos, ele sabe quem vai ser salvo e herdar a vida eterna, como também, sabe quem infelizmente irá para o inferno. Apesar da sua omnisciência, ele deu livre arbítrio ao homem para decidir. Algumas pessoas acreditam na predestinação, como se Deus fizesse uma escolha, “Ele é que decide quem é salvo e quem não é salvo”. E ao lermos certas passagens bíblicas, parece que dá a entender isso. 

Mas Deus também é justo e vai julgar os homens, se Ele decidisse salvar apenas quem Ele quer, onde estaria a justiça de Deus nisso? Pois a palavra Justiça já prossepõe direito de igualdade e universalidade. E Como é que Ele poderia julgar alguém, se á partida já está condenado, porque Deus não o quereria salvo? Não faz sentido!

O que as escrituras nos dizem sobre predestinação, é a INTENÇÃO de Deus de SALVAR TODOS.

TODA a HUMANIDADE está predestinada (INTENÇÃO de DEUS) para a vida eterna com Deus. Senão vejamos as escrituras: 

O apostolo Paulo foi dos poucos, que foi arrebatado ao terceiro céu, viu e ouviu coisas absolutamente incríveis e de difícil interpretação, mas de uma simplicidade tão grande, que é difícil de acreditar, por ser bom demais. Deus é tão bom e nos ama tanto, que por vezes, é difícil crer na bondade de Deus. No seu livro aos Efésios, Paulo ensina e explica e revela coisas, absolutamente incríveis, que a certa altura na própria carta, ele ora duas vezes, para que nossos olhos sejam abertos, e possamos entender as revelações...o capitulo 3 fala dessas orações... 

Ele começa por dizer no capitulo 1, que Deus predestinou antes da fundação do mundo para fossemos santos e para filhos de adopção, por Jesus Cristo, onde todos temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos nossos pecados (crimes), segundo a riqueza da sua graça, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra. (Efésios 1:3-11).  

A predestinação de Deus (a Intenção); é para todos, para que o mundo todo possa ser redimido de seus pecados. É por isso que Deus, desde a fundação do mundo, ele tem os nomes de todos os seres humanos que nasceram, e que ainda vão nascer registados no seu livro, o tal livro da vida, já está tudo registado muito antes de tudo acontecer, porque Ele é omnisciente. 

Aos olhos de Deus, as crianças e os bebés, que morrem, estão salvos e vão para o céu, para a vida eterna. E porquê? Porque seria injusto as crianças na idade da inocência, morrerem e irem para o inferno. Se Deus inspirou o homem, que é mau, a fazer leis, que não condenam crianças à prisão, Deus, que é bom, não poderia condenar inocentes à perdição eterna. 

O Jesus Cristo, deixou claro que o reino dos céus pertence ás crianças: “...Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus”. (Mateus 19:13-15). 

As escrituras nos mostra, que TODOS, excluindo as crianças, correm o risco, de serem riscados do livro da vida. Durante anos, eu pensava, pois assim fui ensinado, que o nosso nome era inscrito no livro da vida, no dia que a pessoa entrega a vida a Jesus.  Mas não é isso que as escrituras nos dizem, pois este livro já existia e já tinha os nomes colocados lá, ora prestemos atenção à leitura:

“ A besta que viste, foi e já não é, e há-de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam da terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo)”...(Apoc.17:8 / Apoc.13:8).

“ O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...” (Apoc.3:5)

“E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com outros cooperadores, cujos os nomes estão no livro da vida” (Filip.4:3).

“Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lucas 10:20).

“Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os Justos” (Salmos 69:28)

 "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo, dia a dia, formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmos 139:16)

“E Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angustia, qual nunca houve, desde que houve nação, até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele quse achar escrito no livro”. (Daniel 12:1)

“ Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro” (Exodo 32:32-33)

Todas estas passagens vão no sentido de mostrar-nos que o tal livro, já existe desde a fundação do mundo, e ao que parece, Deus tem os nomes de todos. A questão de entregar a vida a Jesus para que sejam inscritos, não existe, o que dá a entender e é bem claro, é alguém ser reprovado ou riscado por Deus. Acho interessante, quando Deus diz a Moisés, “Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro”. David nos seus salmos, pedia a Deus que os ímpios fossem riscados do livro da vida, para que não tivessem inscritos com os justos...e Jesus em Apocalipse, é claro, que os justos, de maneira nenhuma, seriam riscados do livro da vida, e aos discípulos reforçou dizendo “alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus”.(atenção ao verbo estar, estarem, significa que já estão...)

O que nos desqualifica, o que nos reprova e nos leva a ser riscados do livro da vida, é o pecado contra Deus. Pecado é crime á luz da lei. Nós só sabemos que pecamos ou cometemos crime, porque a lei nos diz.  O Próprio apostolo Paulo diz: “Eu só sei que pequei, pelo conhecimento da lei”. (Romanos 7:7). É por isso que as crianças inocentes estão salvas e não pecam aos olhos de Deus e aos olhos da lei, devido ao tempo da inocência, que a bíblia não é clara em que idade é.

No entanto, devido ao pecado original, todos, exceptuando as crianças, pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (isto é, reprovados). Mas há solução, todos podemos ser justificados pela redenção que há em Cristo Jesus, pois a fé em Jesus, justifica-nos diante de Deus, e nos mantém inocentes aos seus olhos, pois nos é perdoado o pecado. (Romanos 3:23-26).

A cédula que nos era contrária, foi cravada na cruz. Cristo expiou o pecado na Cruz.  (Col.2:13-14). Por isso é que, antes da fundação do mundo, Deus, já nos tinha predestinado (intenção),a TODOS, para sermos ADOPTADOS como Filhos. O nosso livre arbítrio é que vai determinar, se cremos ou não cremos.

Quem não crê em Cristo, quem nega a Cristo, quem continua a praticar a iniquidade, quem continua com as suas vestes sujas, infelizmente, verá riscado o seu nome do livro da vida.

Temos que pregar o evangelho e dizer ao mundo, em Cristo temos a vida eterna, quem crê será salvo, quem não crê, infelizmente será condenado. Também temos de avisar o mundo de que, se não se arrependerem, a ira de Deus virá sobre eles. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36).

Este é o papel de todo o aquele que crê no Evangelho de Cristo, que possamos nos dispor a avisar as pessoas disto. Paulo na carta aos Romanos alerta e diz também: “Quão suaves são, os pés, daqueles que anunciam as Boas Novas”.

A predestinação de Deus, é a preparação, isto é, Deus já preparou tudo para Salvar o Homem, não importa a cor, a raça e a língua. David dizia:  “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo, dia a dia, formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmos 139:16

Deus é como um pai, que prepara o quarto para vinda do seu filho que vai nascer...ele ainda não nasceu, mas o quarto está pronto, está predestinado e consagrado para o filho.

“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. (Efésios 2:5-6)

Precisamos de os avisar! Urgente!

Deus abençoe,

 

José Fidalgo