Durante anos ouvi dizer, que pecado é pecado aos olhos de Deus. Isto é, por exemplo, mentir é igual a murmurar, e assim sucessivamente. Os cristãos que acreditam que se pode perder a salvação, baseiam-se muito nesta questão, se a pessoa não preservar até ao fim pode perder a salvação, isto é, o direito à vida eterna com Deus. Se a pessoa peca e não se arrepende perde a salvação, se a pessoa peca e arrepende-se ganha a salvação. Parece uma espécie de "iô-iô", ora perdemos, ora ganhamos, depende como lidamos com o pecado. 

Mas a bíblia não diz isso, existe uma grande incompreensão da nossa parte sobre o assunto, que leva à confusão que está instalada. Em primeiro lugar temos de definir o que significa PECADO? Na bíblia pecado significa crime, pecado é um crime. Crime contra quem e contra o quê? Com respeito ás coisas de Deus, é contra Deus e contra a lei de Deus.

Quando Deus, decidiu escolher uma família para dar inicio a uma nação chamada Israel, Ele, com o tempo, teve a necessidade de Estabelecer a lei, porque não se consegue governar sem lei. Está mais que provado, que o ser humano não consegue viver em sociedade sem regras, pois a liberdade, muitas vezes dá lugar à libertinagem. Assim, Israel, como qualquer outra nação, passou a ter uma lei. Essa lei vem com Moisés, Deus escreve os dez mandamentos, uma espécie de CONSTITUIÇÃO, e mais tarde, Moisés escreve o “código civil”, a chamada lei de Moisés, que está relatada no livro de Levítico.

Por isso o apostolo Paulo menciona em Romanos 7:7“É a lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás”. Assim sendo, sabemos que existe pecado por causa da lei. Um criminoso sabe que é criminoso, por causa da lei, matar é crime, roubar é crime, porque a lei assim o diz.

No entanto é importante entender o seguinte: Os crimes não são todos iguais, e as penas que os criminosos têm de sofrer, também não são todas iguais. Cada nação tem a sua constituição (lei geral) e depois o seu código civil e criminal, que são os pormenores. Ás vezes, à medida que a nação avança, é necessário, adequar a lei à realidade, e sempre vêem ajustes e acrescentos...Israel não foge à regra, e a lei veio com Moisés, também conhecida como a lei de Deus, porque, naquela altura, Deus queria ser conhecido, como o Deus de Israel.

Outra coisa importante a entender, também é o seguinte: As penas não iguais para todo o tipo de crime, por exemplo, nos EUA, e em alguns estados, existe a pena de morte e prisão perpétua. Em Portugal, ao que sei, a pena máxima é de 25 anos. Eu pergunto, essas penas são dadas a todos os criminosos, inclusive aos que roubam uma maçã? Claro que não, quem rouba uma maçã, não vai apanhar prisão perpétua, nem pena de morte. Estas penas pesadas são dadas a quem prevarica em crimes terríveis que a lei deles menciona, como por exemplo homicídio voluntário. 

Na lei de Deus, é igual, o que Deus chama de pecado ou pecados, são os crimes que o povo cometia contra Deus e a sua lei. Existiam pecados que condenavam pessoas à morte, e outros que apenas obrigavam as pessoas a pagar pequenas multas em géneros, como pombinhos, certos tipos de animais... 

E se por qualquer motivo, alguém desconhecesse a lei, tinha pena, só que mais leve.

“E, se alguma pessoa pecar e obrar, contra algum de todos os mandamentos do Senhor, o que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo será culpada, e levará a sua iniquidade; e trará ao sacerdote um carneiro sem mancha, do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa, e o sacerdote, por ela, fará expiação do seu erro em que errou sem saber; e lhe será perdoado.” (Levítico 5:17-18).

Depois havia os crimes mais graves, as tais penas de morte. Por exemplo, quem fizesse passar por sacerdote, e entrasse no altar com incenso, morria. Podemos ler em (Levítico 10:1-3). O próprio adultério dava pena de morte, mas a pena para fornicação era obrigado a casar, enfim, se lermos com atenção a lei que está escrita, essencialmente no livro de Levítico, vemos todas essas diferenças.

Agora, pergunto ao leitor: Qual foi o crime ou o pecado que nos condena à morte eterna, isto é ao inferno? Para muitos, pensam que são os nossos pecados todos, uns pecam de uma maneira, outros pecam de outra maneira, na no modo geral, as pessoas respondem que são os nossos pecados todos, que nos condena ao inferno. Mas não é verdade, pois se assim fosse, estaríamos todos condenados, inclusive os cristãos, filhos de Deus, nascidos de novo. Porquê? Porque infelizmente todos continuamos a pecar à luz da lei de Deus. Volta e não volta, lá falhamos e pecamos. E agora? Vamos para o inferno? 

Assim como em alguns estados nos EUA, têm a pena de morte, devido a certos crimes, o mesmo é com Deus. Qual é o crime que a humanidade cometeu contra Deus, que nos dá a condenação eterna no inferno? Do qual todo homem e mulher tem hoje uma oportunidade de se arrepender? Não é o pecado da gula, ou do adultério. Mas é o pecado que o apostolo Paulo descreve com exactidão em Romanos 1:18-26. O homem rejeitou Deus, trocou a glória de Deus pela glória da criatura. Resumo (IDOLATRIA). O homem passou a adorar a criatura em vez de adorar a Deus. Po isso é que TODOS PECARAM, e fomos destituídos da glória de Deus. (Rom.3:23). Isto é, destituídos, é postos para fora da sua glória! 

A IDOLATRIA é a mãe de todos os pecados, é a porta para a perdição e todo o tipo de imúndicia...Se continuarmos a ler Romanos 1, verificamos, que ao abrir esta porta, Deus deixou-nos entregues a nós mesmos...é por isso que depois vem todo o tipo de pecado...

O arrependimento que nos salva e nos dá a vida eterna, não é o arrependimento do adultério ou de roubar...mas sim o arrependimento da nossa IDOLATRIA, de andarmos de costas voltadas para Deus, se acharmos que não necessitamos de Deus, e que Deus é para os fracos ou para as mulheres, ou então tentar chegar a Deus à nossa maneira. É disso que o Homem tem de se arrepender. E quem se arrepende e crê em Jesus Cristo, como o único caminho que nos leva a Deus, esse tem a vida eterna, e os restantes pecados lhe são, todos, perdoados. 

Agora o que fazer? Bem, é pecar o menos possível, mas se pecarmos, temos um advogado, Jesus Cristo (I João 2), que Ele é o cordeiro que foi dado para expiação de nossas culpas. Quem se arrepende de pecar, Deus perdoa, porque Jesus é o cordeiro, no entanto se não pede perdão a Deus, sofre as consequências do seu crime. Os outros pecados, são pecados que trazem detrimento às nossas vidas, um casal que se divorcie, vai sofrer danos nesta vida, e se tiver filhos, pior, pois quem mais sofre com um divórcio, são os filhos. Pois mesmo separados, espiritualmente, o homem e a mulher estarão sempre ligados até à morte. Quem mente, sofrerá danos nesta vida, pode tardar, mas virão. Quem peca contra seu próprio corpo, corre o risco de morrer mais cedo. Quem é filho, e desobedece aos país, corre o risco de morrer mais cedo, a bíblia diz, que quem honrar pai e mãe, tem como promessa, uma vida longa (Efésios 6:1-3). Quem tem uma vida promiscua, corre o risco de ficar doente, com doenças incuráveis que vai fazer sofrer a pessoas e terceiros...quem fuma e bebe muito, para além de gastar dinheiro e muitas vezes por em risco a saúde financeira da família, corre o risco de morrer mais cedo... portanto, é por isso, que o cristão não deve pecar.

Mas pecado para morte eterna existe, e é a IDOLATRIA, este pecado de IDOLATRIA não é só a questão de adorar imagens de escultura, como muitos pensam. Dentro deste pecado para morte, inclui-se não só toda a prática de idolatria, desde, idolatrar pessoas, actores e actrizes, atletas, políticos, figuras públicas ou não, ideologias, mas também o homossexualismo, avareza, rebelião.  Vivemos muito a época dos “Sélfies”, a idiologia do humanismo é um veneno para a humanidade, porque baseia-se no “vale tudo”, para eles, não existe absolutos, cada um vive a verdade que acredita e ninguém tem nada a ver com o assunto, por isso, ser homossexual ou viver uma vida promiscua, ninguém tem nada a ver. Por isso, esta ideologia torna as pessoas cada vez mais amantes de si mesmas, homem passa a amar homem, a mulher passa a amar a mulher, são rebeldes, avarentos e imorais...Se lermos com atenção o texto do apostolo Paulo em Romanos 1:25-27“Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram s serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Ámen. Pelo que Deus os abandonou ás paixões infames, porque suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza...” 

Termino e afirmo, segundo a palavra de Deus, que ficarão de fora: Os idolatras, os avarentos, os efeminados, e todos aqueles que nunca se arrependeram de andarem de costas voltadas para Deus e para a palavra de Deus. (Apoc.22:15 / 21:8). Quem crê no Evangelho de Cristo, não pratica a iniquidade!