Nestes últimos dias, tenho ouvido frases no facebook sobre o evento do Festival da Esperança, organizado, pelo que entendi, pela fundação Billy Graham nos dias 7 e 8 de Abril de 2018 no Campo Pequeno em Portugal. Ao que parece passaram pelo evento cerca de 27.000 pessoas e perto quase de 2.000 salvações, fora o número dos que assistiram via Internet. A maioria dos comentários foram muito positivos, e claro, porque não, organizar mais eventos destes?! 

Eu estive presente no evento, e verifiquei algumas coisas, que como cristão, entristece-me. Primeiro, foi preciso alguém de fora, estrangeiro, vir a Portugal para conseguir, juntar algumas igrejas e cristãos. Com tanta riqueza humana em Portugal, continuamos errados na nossa mentalidade típica e antiga portuguesa: “os outros são sempre melhores que nós”. Em segundo lugar a igreja em Portugal, no modo geral, anda a pensar errado e porquê? Porque o verdadeiro evangelho não está a ser pregado como Jesus mandou pregar, e por isso abordamos certos assuntos do modo errado. 

O assunto da salvação e da vida eterna com Deus, que no geral se prega, está a ser construído numa base falsa, num evangelho, que não é o evangelho de Cristo. Muitas vezes ouvimos dizer: “Tantas pessoas que se converteram neste evento, mas agora é preciso fazer qualquer coisa com elas, porque senão vão-se perder”...ou então: “Agora temos que encaminhar as pessoas para as igrejas, há muito trabalho a fazer, precisam de ser acompanhadas, são muito bebés em Cristo”. “ O que é importante é que não fiquem perdidas pelo caminho”.

Estas e outras frases, demonstram que estamos a abordar o lado errado da salvação e da promessa da vida eterna. 

Se prestarmos atenção à bíblia, e em especial ao novo testamento, verificamos que o verdadeiro evangelho de Cristo está fundado na fé em Deus e na promessa da vida eterna com Deus. A vida eterna com Deus ou a Salvação é-nos dada por Deus a todos os que crêem no Evangelho de Jesus Cristo pela fé. A vida eterna com Deus ou a Salvação é uma dádiva de Deus a todos os que crêem. Quem crê no filho unigénito de Deus, pela fé, tem a vida eterna e quem não crê já está condenado (João 3:36)

Outras frases são: “Tu precisas de conhecer Jesus como teu Senhor e Salvador para seres salvo”, mas essa frase está errada. O que as pessoas precisam é acima de tudo crer em Jesus Cristo, crer no evangelho, e praticar os mandamentos dele. Quantas pessoas andaram com Jesus, multidões atrás dele, tocaram nele, comeram com ele, tiveram a felicidade de o conhecer pessoalmente, no entanto, a maioria não creram nele. O próprio Jesus mencionou isso, podemos ler o capitulo seis de João. 

Alguém pode dizer: "sim, mas para crer é preciso conhecer...". Os discípulos de Jesus falaram o oposto: “E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus”. (João 6:69). É interessante que no versículo 70, Jesus menciona:...”e um de vós é um diabo”. (infelizmente existem alguns por aí)

O que as pessoas precisam é crer no evangelho Cristo, e assim têm a vida eterna com Deus. É por isso que Paulo fala em Romanos 10:14“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”  Não diz: “A quem não conheceram”...mas sim, o crer é a chave.

O próprio Jesus disse que muitos chamaram de Senhor, Senhor, mas ele não os conheceu... 

Quando alguém crê verdadeiramente no evangelho de Cristo e em Deus o pai, que O enviou, essa pessoa, segundo a bíblia, nasce de novo, torna-se filho de Deus, e uma vez filho é filho para sempre.

As pessoas não são salvas por conhecer muito a Jesus ou a palavra de Deus. As pessoas são salvas e herdam a vida eterna pela fé. O justo viverá da fé e não de muito conhecimento. Eu não sou contra o conhecimento, mas quando a igreja começa a querer levar os novos convertidos a cursos e mais cursos e a enche-los com seminários e mais seminários, com campanhas e mais campanhas, com o medo de que se podem perder ou não firmarem numa igreja e por consequentemente  perderem a salvação, é um erro doutrinário. 

O que a igreja tem de se preocupar é em fazer a obra de Deus, e a obra de Deus é esta: “...Que creiais naquele que ele enviou” (João 6:29).

O que a igreja tem de se preocupar não é com os novos convertidos, mas sim, com aqueles que já são de Cristo, para que façam a obra de Deus, que é evangelizar, levar o evangelho ás pessoas para que elas creiam naquele, que Deus enviou para nos salvar. O resto deixa com Deus, porque o Espírito Santo se encarregará de atrair as pessoas novas ás igrejas. 

Se prestarmos muita atenção ás escrituras, e principalmente em Actos dos Apóstolos e nas cartas dos mesmos, verificamos que, quem acrescentava à igreja, aqueles que se haviam de salvar, é o Senhor. É o Senhor que acrescenta, é o Senhor que atrai os que são dele a ele. Jesus disse: “que as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem”...(João 10).

Quem realmente está salvo, e nasceu mesmo de novo, não se preocupem, que a esses, o Senhor os guiará aos pastos certos. No mesmo capitulo 10 de João, Jesus disse que: Ele agrega as ovelhas e junta-as nos apriscos, porque as ovelhas de Jesus têm a vida eterna e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da mão dele e da mão do Pai. 

Por isso, eu, como cristão, não entendo qual é o receio dos cristãos, de pensarem que as pessoas que supostamente se converteram neste evento do festival da Esperança, que foram quase 2.000 pessoas, de que elas se podem perder???

Quem mesmo se converteu, não se preocupem, que Jesus se encarrega de as levar ao aprisco certo. Quem me dera que as 2.000 pessoas se converteram mesmo...o problema é saber se houve mesmo conversão? Mas isso, só Deus sabe, uma coisa eu sei, as ovelhas de Cristo ouvem a sua voz e o seguem...e não se perdem. Mas quem não é ovelha, infelizmente não está salvo. 

Há infelizmente, dentro das igrejas pessoas que crêem e pessoas que não crêem, existe o trigo e o joio, os que andam na luz e os que andam em trevas, os que praticam justiça e os que praticam iniquidade. Quem está limpo que se limpe ainda mais, mas quem está sujo, mais sujo ficará...esta é uma realidade que temos de aprender a viver.

Queremos ver Portugal salvo? Então igrejas, vamos ensinar os actuais irmãos, todos, incluindo os pastores, a ir e a fazer a obra de Deus, que é o que Jesus nos mandou: Que as pessoas possam CRER Nele...em todo o novo testamento, o que vemos são os apóstolos a evangelizar, os irmãos a evangelizar, todos cheios de fé e do Espírito Santo, e o Senhor confirmará a palavra Dele com sinais e maravilhas...precisamos de resgatar o verdadeiro evangelho! 

Hoje o que vejo, é que muitos querem ter títulos, querem cantar nos púlpitos da igreja, muitos querem servir, mas o verdadeiro serviço é lá fora, fora da igreja, cada um de nós pregando, quão suaves são os pés daqueles que anunciam o evangelho! (Romanos 10) 

Os eventos são bons? Sim e não, são bons se forem usados para nos lembrar qual o nosso trabalho como igreja, são maus se forem usados como feira de vaidades. Mas se pelo menos uma pessoa neste evento, genuinamente se converteu, no fim das contas valeu o esforço.