“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idolatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Apoc.22:15)

“Mas, quanto aos tímidos, e aos descrentes, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e os idolatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” (Apoc.20:8)

Durante anos pensei que os crentes (os cristãos) podiam perder a salvação ou a vida eterna, pois quem pratica estes tipos de pecado, diz a bíblia, que ficarão de fora e não herdarão a vida eterna com Deus.

Principalmente quando me explicavam sobre “os cães”. Fui ensinado que o significado de “cães”, referem-se ás pessoas que voltam ao seu vómito, pois o cão é um animal que come o seu próprio vómito, então neste caso é usado esta ilustração para exemplificar as pessoas que tinham se arrependido de algo e depois voltavam a praticar as mesmas obras do passado...um exemplo que muitas vezes ouvia, é de alguém que tinha sido idolatra, arrependeu-se da sua idolatria e passado vários anos, voltou a praticar idolatria, perdendo assim a sua salvação...e assim acreditei durante muitos anos.

Mas glória a Deus, que Deus sempre nos ajuda a ver a verdade. Quem crê em Cristo e no seu Evangelho tem a vida eterna, nasce de novo e torna-se um filho de Deus. Se lermos as cartas de João e o Evangelho de João, é tão nítido, somos salvos pela fé em Cristo e temos a vida eterna com Deus. Por isso não é possível um filho de Deus perder a sua salvação: “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”. (I João 5:10-13)

Jesus tantas vezes mencionou a certeza da vida eterna com Deus, deixo aqui uma das citações de Jesus que mais gosto: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” (I João 11:25-26)

Portanto a lista dos que vêem mencionados em Apocalipse que ficarão de fora, NÃO SE REFERE  a cristãos ou filhos de Deus, mas sim a pessoas que na verdade nunca creram, nunca se arrependeram, e por isso, nunca foram filhos de Deus. Mas sim pessoas que praticavam INIQUIDADE.

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. (I João 5:18)

“Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte”. (I João 5:17)

Existe pecado que não é para morte, mas a iniquidade é pecado para morte. O que é iniquidade? A iniquidade está associada a actos de: MALDADE...INJUSTIÇAS e PERVERSIDADE.

PESSOAS CÍNICAS sem CARÁCTER, QUE PECAM Deliberadamente sem qualquer tipo de arrependimento ou escrúpulos...Fazem de Propósito...São injustos nos tratos com as pessoas...

A esses, a Bíblia diz que:  não estão salvos, estão no maligno...tal e qual os Fariseus e os  Escribas, Jesus disse-lhes que eles tinham o diabo por pai. (João 8:44).

Dentro das igrejas, infelizmente existem pessoas que praticam a iniquidade, o tal joio no meio do trigo, e isso sempre vai ser assim.

Quero realçar a questão dos cães. Quem são os cães que a bíblia fala. Ao contrário do que eu pensava e fui ensinado, os cães não são as pessoas que voltam ao seu próprio vómito. Os cães, segundo a bíblia, refere-se, aos falsos profetas, aos falsos pastores que ensinam o erro ao povo.

“E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte...”(Isaias 56:11)

“ Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão” (Filipenses 3:2)

O próprio Jesus menciona em (João 10:12)“Mas, o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.” O lobo é como o cão, esses existem nas igrejas para DISPERSAR as ovelhas, infelizmente. Mas a boa notícia, é que apesar de serem dispersas, elas não se perdem, porque Jesus é o bom pastor que agrega as ovelhas novamente...(João 10:14-16).

Infelizmente cães existem e suas doutrinas falsas tem como objectivo dispersar as ovelhas...quem é ovelha de Cristo poderá por momentos de tempos andar dispersa, mas Dele temos a promessa, que as agregará a Ele...

“E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor”. (Jeremias 23:3-4)