Várias vezes sou confrontado com perguntas deste género: “Fulano de tal, será que está salvo? Os católicos estão salvos? E o Judas, ele suicidou-se, as pessoas que se suicidam estarão salvas? E os que praticaram a eutanásia?”

Se eu tivesse uma máquina de RX que conseguisse ver o interior das pessoas, talvez pudéssemos ter respostas para estas e outras perguntas. Temos que ter algum cuidado, pois, existem assuntos que não são fáceis de responder e a bíblia nem sempre é clara. Quando a bíblia não é clara, temos que ter o bom senso, e não responder sem base bíblica. Podemos ter a nossa opinião e até partilha-la, mas não podemos jurar a pés juntos que é assim que Deus pensa.

No entanto a bíblia é muito clara sobre muitos assuntos. E o assunto mais claro de todos é sobre a vida eterna com Deus, sobre a salvação das nossas almas. Como saber se alguém é salvo ou foi salvo, nos casos, dos que já faleceram? Todas as pessoas que crêem no evangelho de Cristo pela fé, têm a vida eterna, isto é, estão salvos. A fé no evangelho dá-nos a segurança da vida eterna: "Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e , tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória". (Efésios 1:13-14)

"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus". (1 João 5:13)

Qualquer pessoa que assim procede com o evangelho, está salvo e tem a vida eterna.

Qualquer pessoa que assim não procede com o evangelho, não está salvo e está condenado ao inferno.

“Quem crê nele não é condenado...”(João 3:18)

"Saber se fulano de tal está salvo?" Se procedeu de acordo com a fé no Evangelho de Cristo, está salvo, se não, está condenado”.

"E com respeito aos que se suicidam e aos que praticaram eutanásia, estão salvos?"

A bíblia nos mostra que Deus é a favor da vida e não da morte. No inicio, Deus criou tudo perfeito, ao lermos os primeiros 2 capítulos de Génesis podemos captar a essência da vida e da prosperidade que Deus deu ao homem. No entanto a morte entrou e espinhos e cardos invadiram a vida do homem, como resultado do pecado. A morte passou a fazer parte do quotidiano. Na bíblia verificamos que Deus mandou matar, abençoou guerras, nações foram levantadas por Ele para castigar outras nações, qual a linha para o mandamento de Deus: “não matarás”? qual a linha da legitima defesa e do tirar a vida a uma pessoa? Qual a linha do sofrer até morrer e do morrer para parar de sofrer? Qual a linha do dar a vida por alguém? Morre o inocente e vive o culpado? Onde podemos nós achar justiça na morte? A morte de Jesus nos justificou, alguns podem considerar uma forma de suicídio. Enfim, estas dúvidas não são fáceis dar explicações. Mas uma coisa é certa e verdadeira: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para morrer por nós. Que amor é este? Eu confesso que não conseguiria faze-lo. Amo muito os meus filhos! Todos aqueles que crerem no evangelho de Cristo têm a vida eterna. Concluo que Deus ama a vida e como prova disso, chegará o dia em que a morte será aniquilada. Temos a promessa: “O último inimigo que há-de ser aniquilado é a morte” (I Cor.15:26)

“...não haverá mais morte...”(Apoc.21:4)

A morte na verdade é um inimigo, é inimigo da vida, todos temos de encarar este inimigo um dia, uns de uma maneira, outros de outra. Mas os que crêem em Cristo, os que estão salvos pela fé no evangelho de Cristo, esses irão ressuscitar e herdarão a vida eterna com Deus.

( I Cor.15:54-57) “...tragada foi a morte na vitória...”