“Temos que estar debaixo da nuvem, é perigoso estar fora da nuvem”.
“Quem sair debaixo desta nuvem, fica por contra própria”.
“Vamos à igreja, porque precisamos desta protecção apostólica sobre a nossa vida, quem sair desta protecção fica por conta própria, sujeito a problemas e maldições”.
Estas e outras expressões idênticas são com alguma regularidade ouvidas em vários púlpitos de igrejas. Faz alguns anos que surgiu um conceito nas igrejas, principalmente, nas igrejas ditas pentecostais e neo-pentecostais a ideia de “pai espiritual” ou “estar debaixo da nuvem do ministério”. Aliado a isso surgem títulos de autoridade tais como: apostolo, reverendo, pai espiritual, patriarca, etc...a ideia é que alguém é o líder e pai de todos, usam o exemplo do velho testamento, que existia o profeta de Deus que representava Deus aqui na terra e todos tinham que dar ouvidos ao profeta, o tal, chamado de “homem de Deus”.
Jesus disse: "Ninguém deita remendo de pano novo em vestido velho, porque semelhante remendo rompe o vestido, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim se conservam" (Mateus 9:16-17).
Este conceito “do velho vinho” entrou há poucos anos em algumas igrejas como mencionei, e ainda está muito forte, no entanto o vinho é novo, e neste tempo novo com a vinda do Espírito Santo, cumpriu-se as escrituras que diziam: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
(Atos 2:17-21)
O Espírito Santo foi derramado sob todas as pessoas que crêem em Cristo como Senhor e Salvador, temos um Pai que é Deus. Jesus disse à mulher Samaritana: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
(João 4:23,24)
O apostolo Paulo fala em Romanos que temos um Pai e clamos a ele como “Aba Pai” ou “Pai Querido”, referindo-se a Deus Pai; “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.
(Romanos 8:14-16)
A verdade é que NÃO necessitamos de um “Pai Espiritual” nesta terra para que tudo vá bem, nem necessitamos de estar debaixo de nuvem nenhuma. São conceitos do "VELHO VINHO" que querem entrar e permanecer em ODRES NOVOS. Deus é nosso pai, e o Espírito Santo é que nos guia. Esta coisa de um pastor ou apostolo, ou até mesmo um patriarca achar que tem chamada de Deus para dar cobertura espiritual a outros, infelizmente NÃO É BÍBLICO, E NÃO VEM DE DEUS. Desculpe se ofendi o leitor deste artigo, mas esta é a verdade que todos têm de ouvir.
Esta ideia de alguém achar que foi chamado por Deus para mandar nos outros, como se fosse um “pai espiritual” é falsa e perigosa!
Deus capacitou pessoas para ajudar na edificação da sua igreja conforme o apostolo Paulo diz: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
(Efésios 4:11-15)
O próprio Paulo, apesar de ser um dos apóstolos do Senhor Jesus Cristo, ele não se considerava maior que ninguém, ele mesmo, lembra que há um Pai sobre Todos. “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”. (Efésios 4:6 )
O próprio Jesus Cristo diz que Ele é o BOM PASTOR, Jesus é o pastor de todos, e nós SOMOS TODOS OVELHAS do seu pasto.
O pasto é o Evangelho de Cristo, até mesmo, a “comida espiritual” que devemos comer, já foi preparada pelo pastor de todos os pastores, Jesus Cristo. É o evangelho de Cristo que temos de dar ás pessoas e não ideias de homens.
Não tem mal nenhum imitar a fé dos pastores que nos edificam com a palavra de Deus, pois a bíblia diz: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.
(Hebreus 13:7)
Quem fala a verdadeira palavra de Deus, devemos imitar a fé desses, não porque tenham um grande título, mas porque o que nos ensinam está baseada na palavra de Deus.
Eu gosto de alguns pastores pregadores, considero-os como meus pastores, por causa do que me ensinam, eles ensinam o evangelho de Cristo, e respeito muito a vida deles, mas, eles não são meus “pais”. Tenho um pai carnal que casou com a minha mãe e ambos me conceberam, e tenho outro pai, o espiritual, que é Deus.
Durante muitos anos, eu também, andei enganado, não sabia melhor e seguia tudo o que o apostolo me dizia para fazer, de tal maneira que cheguei à conclusão que o idolatrava, era tão forte, que eu dizia: "Tudo o que o MEU APOSTOLO DIZ é verdade". Mesmo até quando alguém me mostrava o que a bíblia dizia, eu sempre cortava a conversa dizendo: "Se o meu apostolo diz que é assim, então é porque é". E infelizmente assim estão muitos cristãos, preferem acreditar na palavra da SUA IGREJA, do SEU APOSTOLO, do SEU PAPA, do SEU PADRE do que acreditar na Palavra de Deus. Acabamos por ser Idolatras dos NOSSOS....
Por fim quero também dizer, que usar a história da nuvem do Velho Testamento, para exemplificar que quem segue a “nuvem” está bem, é simplesmente ridículo, é querer comparar-se a Deus. Lembro a todos, que Deus não partilha a sua glória com mais ninguém. Por isso recomendo a todos os cristãos que façam de Deus o seu pai espiritual, o seu apostolo espiritual, o seu bispo espiritual. Lembro mais uma vez : “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”. (Efésios 4:6 )
Somos todos Filhos de um Só PAI, DEUS!