No meu último texto do meu blog, com o título: Esta ideia de alguém achar que foi chamado por Deus para mandar nos outros, como se fosse um “pai espiritual” é falsa e perigosa!

Quis fazer uma chamada de atenção ás famílias cristãs sobre algo que é extremamente falso e perigoso, de seguirmos alguém que se acha com a chamada de Deus para ser um “pai espiritual” ou “apostolo e patriarca de todos”. É perigoso para ambos; para quem segue alguém assim e para quem se acha assim.

A minha intenção não é atacar a “pessoa” quem tem título de apostolo, patriarca, pai espiritual ou qualquer outro título. A minha intenção é combater o “espírito” errado e muitas vezes diabólico que está por detrás do assunto. O meu desejo é que ambos os casos, ao lerem os meus textos possam de algum modo, despertar para esse erro, e arrepender e mudar de rumo. O arrependimento é o acto mais nobre de um homem, e não, como muitos querem fazer parecer, uma fraqueza ou um acto de vergonha, pelo contrário, o arrependimento de nossos erros e pecados leva-nos a patamares de grandiosidade, inclusive, o arrependimento para a salvação, leva-nos à vida eterna com Deus, portanto não tenhas vergonha de admitires que estás errado. 

Quero explicar o porquê do perigo, já que não é bíblico a chamada de mandar nos outros. Para quem pensa que a sua chamada é de ser: “um pai espiritual” ou um líder estilo “PAPA”, fundador de um ministério com a “chamada” de conquistar o mundo todo, com a visão de ter uma organização cheia de nomenclaturas e hierarquias, onde todos têm de prestar contas a si e você manda em todos, põe e dispõe das pessoas a seu belo prazer, você está num rumo muito mau e diabólico. Talvez se você estiver a ler este meu texto, esteja a rir por dentro e a pensar: “quem é este para me falar assim, pois sou mais velho, tenho experiência e provas dadas, olha o tamanho do meu ministério?”. Pois esse é o primeiro perigo para uma pessoa assim, pois, normalmente pessoas assim, acham que não precisam de ouvir ninguém, porque têm sucesso, e assim o perigo da soberba, da arrogância e da prepotência é muito forte. Conheço muitas pessoas de sucesso, mas que estão perdidas, o próprio diabo tem muito sucesso, mas não tem mais safa, será posto no lago de fogo para sempre. 

Uma pessoa com estas características, é uma pessoa que não ouve ninguém, não se aconselha com ninguém, apenas ouve os que gostam de bajular e que não têm a coragem de dizer a verdade na cara. São pessoas que gostam de ser idolatradas, o ego já não é mais alimentado pela Palavra de Deus, mas sim pelos elogios e pela posição que conquistou, assim a sua igreja e o seu ministério é alimento de ego. Quer o líder e quer quem o segue, se alimentam deste “espírito” de grandeza, a tal ponto que começam as comparações de ministérios: “A nossa igreja é bem melhor que as outras, aqui pregasse a verdade, o fulano de tal tem muitas igrejas, mas nós temos muito mais, ou então, ainda não temos, mas vamos ter”. Outros, mais novos, ainda têm o desplante de pensarem que vão destronar outros ministérios, ouvem-se frases assim: “Nós não somos como aqueles, nós acreditamos que Deus vai tirar a eles, para dar a nós”, isto é, “...vamos ultrapassá-los”. E assim anda uma boa parte do pessoal em competição.

Na bíblia existem vários exemplos de pessoas assim: o rei Saúl, o rei Nabucodonosor, o rei Ezequias que mais tarde se arrependeu, e tantos outros. 

A bíblia diz: “Em vindo a arrogância, chega logo também a desonra, mas com os humildes está a sabedoria” (Prov.11:2)

“Quem gosta de viver em contendas ama o pecado; quem age com arrogância está à procura da sua própria destruição”. (Prov.17:19)

“Pouco antes da sua queda, o coração do homem se enche de arrogância; a humildade, contudo, antecede a honra” (Prov.18:12)

“ O orgulhoso sempre acabará sendo grandemente humilhado; em contraste, chegará o dia em que o humilde receberá honra e glória”. (Prov.29:23)

“Quando Hamã constatou que Mardoqueu  não se inclinava nem se prostrava diante dele, ficou muito indignado” (Ester 3:5)

Este é o perigo, a arrogância precede uma grande queda. Por vezes as pessoas pensam que a grande queda é ficar sem nada. Veja o caso de igrejas conhecidas mundialmente que têm milhões e milhares de seguidores, aparentemente elas estão bem, têm riquezas, pessoas muitas ricas, com muito poder e influência, e alguém poderá dizer: “afinal ainda não caíram, estão de pé, então, é sinal de que Deus é com eles”. Quem pensa assim, não conhece Deus, porque a ruína ou a queda de alguém não significa forçosamente a pessoa ficar na pobreza e na miséria. Veja o caso de Job, provavelmente, a maioria das pessoas na época, pensaram que Job, ao perder tudo, só ficou ele e a mulher, inclusive os filhos morreram também, que foi um caso de uma grande queda, mas a verdade é que Job era um homem temente a Deus, Deus o amava, e a sua momentânea tribulação foi aniquilada e Job ficou 3 vezes melhor.

As pessoas no modo geral são movidas pelas “vistas”, isto é, se alguém é rico, então esse está certo, se alguém é pobre, esse é um miserável, concerteza Deus não o ama. E isso é um erro grave pensar assim, mas infelizmente, a maioria é movida pelas vistas. Se a igreja é grande então a igreja é de Deus, se a igreja é pequena e pobre, então é porque Deus não está lá. É claro que existem igrejas grandes sérias e a fazerem um bom trabalho, mas de facto não podemos ser movidos pelas “vistas”, porque senão podemos ser enganados. Os frutos que Jesus Cristo fala não são riquezas, bens ou poder e influência.

Veja o que Jesus disse ao líder de uma das sete igrejas da Ásia: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto”. (Apocalipse 3:1)

Infelizmente é o que acontece com alguns “grandes ministérios”.

O meu desejo e conselho, é que possa haver ARREPENDIMENTO!

Entretanto o perigo para quem segue pessoas assim, é que você corre o risco de seguir uma pessoa ou uma ideia de um homem e não de Deus. Pessoas com estas características têm a tendência de entrar por ensinamentos falsos, começam bem, com grandes avivamentos, ensinam a palavra pura de Jesus Cristo, mas quando a arrogância entra, começam as ideias do homem a substituir as ideias de Deus. Há algo que hoje me irrita imenso, provavelmente a maioria não fazem por mal, mas irrita-me muito, ir a um culto de igreja e o pregador fala cerca de 1h ou mais, mas não abre a bíblia uma única vez só, ou então, se fala, fala apenas um versículo no inicio da mensagem e depois passa o tempo todo a falar sem mais nenhum apoio bíblico, sobre aquilo que está a dizer. Este tipo de pregações tendem ao erro, e porquê? Porque infelizmente é muito fácil de desviar da essência do verdadeiro evangelho, para não falar dos casos, em que algumas igrejas, as pregações viraram palestras motivacionais, só se fala de coisas boas, hoje já começamos a ver pessoas sem bíblia na mão, alguém dirá: “Têm no telemóvel”, pois, pois, as pessoas mal lêem a bíblia durante a semana, e se chegam à igreja e o pregador não manda abrir a bíblia ou mal lê a bíblia, eu pergunto: “Como é que este povo vai conhecer a verdade?”...isso não é o pleno evangelho.  É por isso que hoje as pessoas vão muito pelo o que o pastor diz, e não pelo que a bíblia diz, e porquê? Porque infelizmente o pessoal não lê a bíblia.

Lideres com alguma habilidade e com este problema de arrogância são capazes de tudo para devorarem as ovelhas, quanto menos as ovelhas souberem da bíblia melhor. “Só podem ler os meus livros” isto é um perigo imenso. 

É por isso que eu assisti a algo absolutamente incrível, de estar numa organização religiosa, onde chegamos ao ponto de “pagar para servir a Deus”. Pessoas que voluntariamente ajudam essa organização, pagavam uma propina para poder fazer parte do diáconos da igreja. As explicações eram muitas. E eu e minha esposa também assim procedíamos, e eu hoje paro para pensar e pergunto-me: “Como foi possível aceitar uma coisa destas?” A habilidade é tão grande, e o modo de apresentação é tão bem elaborada, que se não tivermos bem alicerçados na Palavra de Deus, caímos. Sempre pensamos que as coisas pudessem com o tempo melhorar, sempre na expectativa, “Ele vai mudar, Ele vai-se arrepender”, mas infelizmente assim não vimos. Decidimos sair desse ministério. Pode até ser que hoje, tudo possa estar diferente para melhor, oxalá que sim. 

Estes tipos de problemas podemos encontrar em grandes ministérios como em pequenos, temos que vigiar, temos que estar atentos, o diabo fará de tudo para enganar. Com isto, não estou a desencorajar o leitor a não ir mais a nenhuma igreja ou a não confiar mais em lideres nenhuns, não, não é isso. Apesar de existir tantos divórcios no mundo, não podemos dizer que não vale a pena as pessoas casarem-se. Eu acredito muito no casamento, primeiro porque foi Deus que instituiu, segundo, através do casamento uma família é formada com a bênção de Deus, por isso eu sou um grande defensor do casamento. Casamento sim, ajuntamento não. O mesmo com as igrejas, apesar de, muitas vezes eu escrever sobre assunto duros e difíceis que acontecem em algumas igrejas, não significa que quero desencaminhar as pessoas, pelo contrário, meus textos são alertas, para que você possa continuar bem e a acreditar na instituição Igreja de Jesus Cristo, pois é ideia de Deus e não de homens, o que temos é de aprender e aguçar cada vez mais a nossa fé em Jesus Cristo, sabendo discernir o mal do bem. Há muitas pessoas e muitas boas igrejas a fazerem um trabalho excelente como Jesus pediu, temos é que saber procurar!

Deus abençoe!