Eu cresci numa igreja que acredita que se praticarmos boas acções ganhamos o Céu. Quanto mais boas acções e quanto melhor formos como pessoas, mais merecedores somos do Céu e da bondade de Deus. Uma espécie de conta bancária com débitos e créditos, cada boa acção é um crédito, cada má acção é um débito, e se a conta ficar negativa, então, estamos completamente perdidos.  Só que este evangelho falso proliferou para todo o lado, já não é só um evangelho que se prega na igreja católica, mas também em igrejas ditas “evangélicas”. Este sentimento de boas obras está entranhado e em parte muito nas lideranças. O resultado deste falso evangelho é mau, primeiro quem acredita assim não está salvo, pois há muitas “boas pessoas” que fazem muitas boas obras e acções, mas estão a caminho da perdição eterna, o próprio Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. (Mateus 7:22,23)

Em segundo lugar, o fruto de acreditarmos neste falso evangelho são as comparações, as comparações têm sido o veneno nas igrejas, e isso é obra morta.

Os púlpitos estão cheios de pregações de comparações que partem das próprias lideranças, quando nos comparamos com o número de bênçãos que cada um tem. “Se tu és uma pessoa com muitos bens e dinheiro é porque Deus está contigo, mas se tu és uma pessoa falida e tens poucos bens é porque estás mal com Deus”. E assim a mentalidade das boas obras mantém-se entranhado, compara-se a fé uns dos outros: “Se és abençoado é porque tens fé, se não és abençoado e só tens problemas, é porque não tens fé”, vão-se dando graus de fé ás pessoas consoante o estado da vida de cada pessoa, uma vida boa, muita fé; uma vida menos boa, pouca fé.

O mais grave ainda é quando as lideranças e não só, se comparam com Deus, as frases que saem dos púlpitos são muitas vezes assim: “Quem anda comigo é abençoado, quem não anda comigo só tem problemas” ou então: “Eu só ando com pessoas de fé”, o que ele quer dizer é: “Eu só ando com pessoas que tenham dinheiro e que façam somente o que eu digo, agora os “palermas” e os que não têm nada, longe de mim”. E depois temos aqueles que dizem:“As pessoas querem que eu seja pastor , bispo ou apostolo senão ficam travadas no ministério”.  E, então para desbloquear a bênção, surgem os títulos pomposos, a verdade é que, quem assim procede, acredita que tem uma chamada de mandar nos outros. É de tal ordem este "jogo" que hoje surgem títulos que dão a entender, a  superioridade da pessoa em relação aos outros. Quando Jesus andou aqui na terra, ele não tinha títulos, seu nome era Jesus, muitas vezes chamado o filho do homem e até a certa altura chamaram-no de "príncipe dos demónios". A falta de títulos em Jesus ou os nomes que lhe quiseram dar foram impedimento de ele realizar a sua chamada? Claro que não. Não importa se você tem título ou não, nada vai impedir de você fazer a sua chamada com Deus. Na verdade tenho verificado que os títulos têm corrompido mais o homem do que ajudado. Temos que lembrar novamente a essência do evangelho, temos que voltar ao primeiro amor.

O verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo diz, que não há ninguém bom, quer a pessoa faça boas acções, quer a pessoa faça más acções, ambos os casos estão perdidos e condenados.
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. (Rom.3:10-12)

O próprio Jesus disse: "Assim, também, vós exteriormente, pareceis justos aos homens, mas, interiormente, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade".(Mateus 23:28)

"E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque, o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação" (Lucas 16:15)

O que é que precisamos para ser salvos?

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo...(Actos 16:30-31)

Basta Crer em Jesus Cristo. Agora o problema é o seguinte: Podemos acreditar na bíblia, podemos acreditar em Deus, podemos acreditar em Jesus , no Céu e no Inferno e não estar salvo. Qual a diferença então? Jesus disse: "...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho" (Marcos 1:15)

Não basta apenas acreditar em Deus e em Jesus, é necessário crer de todo o coração no verdadeiro Evangelho de Cristo e arrepender. Arrepender do quê? do modo como cremos. Se cremos noutro evangelho que não o de Cristo, não somos salvos. Temos de nos arrepender do evangelho errado que seguíamos, e colocar a fé no verdadeiro Evangelho de Cristo.
"...e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito." (João 2:22)

Tu acreditas no que a bíblia diz sobre salvação ou acreditas nas tradições que homens têm dito ao longo de séculos?

Precisamos todo de voltar a Negar as nossas boas obras ou acções.
"...ninguém é justificado pelas obras..."(Romanos 3:20)
Ninguém vai para o Céu fazendo coisas boas.
"...Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei" (Rom.3:28)
Tudo que temos de fazer é colocar a nossa fé em Jesus Cristo e acreditar no seu Evangelho e somos salvos.

Alguém pode dizer: Sim, mas agora temos que nos manter salvos, não podemos pecar, senão podemos perder a salvação...A bíblia diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto NÃO VEM DE VÓS, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie".(Ef.2:8-9)

Temos que negar as nossas boas obras... e porquê? Porque ninguém é suficientemente bom para ganhar o céu. A salvação não vem de nós, nós não temos capacidade alguma de nos salvarmos e de nos mantermos salvos, em nós não há como. Salvação é dom de Deus, é Deus que dá, a todos os que crêem no seu Filho Jesus Cristo pela fé, e acreditam no Evangelho de Cristo. Deus quer nos dar a vida eterna absolutamente grátis.

"Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos JUSTIÇA de DEUS." (II Cor.5:21)
Eu não vou para o céu porque sou bom ou porque faço boas acções, ou peco menos que os outros para me manter salvo, eu vou para o céu, porque Jesus me deu a sua Justiça, e em Cristo sou justificado gratuitamente, apenas porque creio em Jesus e no seu Evangelho. O que nós temos de fazer é colocar a nossa fé e confiança na Sua Justiça, porque nós não podemos nos justificar a nós mesmos. 

Temos que PARAR com as COMPARAÇÕES, de nos acharmos melhor que os outros, Temos que voltar ao Evangelho verdadeiro e simples, a vida do apostolo Paulo e dos primeiros cristãos foram uma vida cheia de dificuldades e lutas. Uma das coisas que temos de lutar é contra os falsos evangelhos. As boas obras que fazemos é para Deus e não para nos sentirmos superiores aos outros ou querer ganhar o céu com isso. Não nos podemos salvar a nós mesmos e nem podemos nos justificar a nós mesmos. A verdadeira fé é posta em Cristo.