Como já deu para entender, todos os meus textos são direccionados à igreja e à vida da igreja, muitos dos termos que uso nos meus textos é uma linguagem muito própria de igreja. Ouvimos muitas vezes a expressão “as ovelhas” referindo-se ás pessoas ou aos membros de uma igreja. As expressões:  “as minhas ovelhas” ou “vocês são as minhas ovelhas que tenho de cuidar...” ou ainda “ovelhas do meu pasto”, são expressões que ouvimos da boca de  líderes de igrejas ou pastores de igrejas (termo mais certo).

Existe uma cultura, errada, que está entranhada nos “ossos” da igreja,  de pensarmos que o pastor local é dono de um grupo de ovelhas, e o caso é tão sério, que acabamos por fazer o papel que não nos foi autorizado pelo Senhor.

A verdade é esta: Jesus é o Senhor da ceara e o Pastor das ovelhas (todas do mundo inteiro). Onde se inclui os pastores das igrejas, também nós somos ovelhas de Jesus Cristo! Como também somos barro nas mãos do Oleiro.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”.
João 10:27-29

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
João 10:7-9

Deus é soberano e na sua soberania, decidiu dar a Jesus Cristo todas as ovelhas que entrarem pela porta certa, a porta certa é Cristo. Quem não entrar pela porta certa que é Cristo, não pertence ao aprisco de Jesus. As ovelhas de Jesus conhecem a voz dele. A voz de Jesus é o Evangelho, pois é o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê. (Romanos 1:16-17).

O que é que Jesus faz com as suas ovelhas? Jesus levanta pastores que ele mesmo escolhe para cuidar das suas ovelhas. (Efésios 4:11-16). A nossa função como pastores de ovelhas não é mandar nelas, porque elas não são nossas, mas sim preparar BOM PASTO, comida que alimente as ovelhas para que elas cresçam saudáveis, ensinar a sã doutrina e ajudá-las a discernir os falsos profetas. Mas o mais importante de tudo é ter um BOM PASTO. Os bons pastos estão cheios de ovelhas. E como as ovelhas não são nossas, são de Jesus, o próprio Jesus que é o bom pastor, ele guiará as ovelhas dele aos pastos que ele mesmo escolhe.

“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitas-tes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor”.
Jeremias 23:1-4

Já no VT, Deus pai tinha a essa preocupação, e ele mesmo já usava a expressão ovelhas e pastores. É interessante vermos nesta passagem de Jeremias, que Deus diz: “...as ovelhas do meu pasto”. Se os pastores que ele levantou não cuidarem do pasto e não apascentarem as ovelhas do Senhor, ele mesmo levantará outros pastores para cuidarem das ovelhas que são do Senhor.

Outra coisa interessante na afirmação de Jesus: "As minhas ovelhas", é o facto que, provavelmente existem outras ovelhas, mas que não são dele, porque as que são dele, ouvem a voz dele. Ele mesmo tem afirmação: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor". Jesus estava a falar para os Judeus que são o seu primeiro rebanho, mas que haverá outro rebanho referindo-se aos gentios, que somos todos nós que não somos Judeus. Em Romanos 1:16 diz: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do Judeu, e também do grego".  Tanto Judeu como Grego ou Gentio que crê no evangelho de Cristo entra pela porta certa e somos apenas um rebanho e temos apenas um Pastor, Jesus Cristo.

Por vezes, nós como pastores, somos descuidados  com o pasto que Deus nos pediu para tratar, e com o tempo, o pasto que outrora foi muito bom, agora está desleixado e contaminado com ervas daninhas, Jesus vai dando um tempo, mas se não for cuidado, Ele se encarregará de levar as SUAS OVELHAS para BONS PASTOS. Deus é Soberano. E não há nada que podemos fazer contra Deus, por mais ameaças, por mais que culpemos A, B ou C, temos que olhar para o nosso pasto e verificar como é que ele anda?

Façamos todos o nosso trabalho, deixemos que Jesus guie as suas ovelhas, pois Ele é o Senhor de tudo e de todos! Há muito trabalho para fazer. Se todos nós soubermos tratar e preparar bem os pastos, de acordo com a vontade de Deus, Não faltará trabalho para todos. Não temos que nos preocupar, se o pasto for bom, Ele enviará as suas  ovelhas. Os bons pastos estão cheios de ovelhas.

Quem tem ouvidos para ouvir, que oiça!

Deus abençoe

José Fidalgo