Amo os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

Foram escritos pelo rei Salomão, filho de David de onde vem a descendência do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O livro de Provérbios então, é dos que mais me apaixona, foi dito por Deus, que este rei teria a sabedoria que mais ninguém da terra iria ter ou teve. A sabedoria não se compra, vem de uma só fonte, vem de Deus, é Deus quem a dá ( Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada". A Sabedoria é dada por Deus, com uma condição e duas "moletas" para andar: A condição é "O temor do Senhor" e as duas moletas são: "Instrução dos pais" e "Conhecimento adquirido" - "O temor do Senhor é o principio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe" (Prov.1:7-8)

Uma pessoa que rejeita Deus é um louco, por mais dinheiro que possa ter, será sempre um miserável, pois o dinheiro que tem não compra a sabedoria, é por isso que existem pessoas muito ricas mas com uma vida completamente desgraçada em relacionamentos e problemas gravíssimos porque lhe falta o mais importante, Deus. O temor do Senhor leva-nos a focar nele, a ter respeito, e procurar saber o que fazer para que ele possa estar agradado de mim. Outra coisa é a instrução de nossos pais. Quão importante é a educação e tudo aquilo que nossos pais nos ensinaram como valores de vida. Essa parte, Deus não permite que seja o Estado através das escolas a fazerem. Tem de ser os pais. "Instruí ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". (Prov.22:6) Infelizmente alguns, para não dizer muitos pais, nunca deveriam ter tido filhos, pois os deixaram ao vento. Outros nunca se interessaram estudar para criar filhos. Sim temos de estudar, não podemos rejeitar o conhecimento, pois se estudamos o manual de nosso carro novo, para saber como funciona todos os botões do carro, porque não estudar como educar um filho? A educação é o pai e mãe que têm de dar, e o filho deve valorizar os valores e os ensinamentos dos pais, sabendo que eles não são perfeitos, mas honrar pai e mãe é o primeiro mandamento para todos os filhos, para que "te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra" (Efésios 6:1-3).

Por fim conhecimento adquirido, é fundamental estudar e estar munido de informações correctas, reais, pé no chão, como dizem meus amigos Brasileiros.

Recentemente ouvi a melhor definição de sabedoria até hoje: "Usar os factos e o conhecimento que temos, e saber discernir para tomar decisões". Amei esta frase. Pois é isso mesmo. Lembro-me da história do rei Salomão, que o primeiro caso que ele julgou, foi o caso de duas mães que reclamavam pelo mesmo filho. Se fosse eu a julgar ou muitos de nós, teríamos interrompido a audiência por vinte e tal dias, e apregoaríamos jejum e oração, uma campanha de oração, uma corrente de oração para tentar saber de Deus qual seria a mãe verdadeira daquela criança. Faz lembrar muitos de nós, que por tudo e por nada, estamos sempre a pedir a Deus, "Senhor mostra-me o que fazer?"

Salomão foi sábio, ele reuniu os factos e com o conhecimento adquirido, e porque ele era uma homem temente a Deus, sabia os valores que tinha aprendido com seus pais, tinha a lei de Deus no seu coração, veio de Deus aquilo que Deus lhe tinha dado, e que dá a todos nós também (se...), soube discernir para tomar uma decisão que iria pôr a descoberto a verdadeira mãe da criança. Mandou trazer uma espada para cortar a criança ao meio, e dar uma das partes a cada uma. Logo, uma das mulheres disse, sim façamos isso, e a outra disse: "Por favor ao rei, entrega a criança à outra mulher". Logo Salomão soube quem era a mãe da criança, aquela que não queria vê-la cortada pela metade. 

É isso que temos de aprender a saber discernir para tomar decisões. Para isso temos que, colocar a palavra de Deus no nosso coração, honrar nossos pais e não esquecer o que aprendemos com eles, estudar e estar munido da verdade dos factos. Muitas pessoas tomam decisões em cima de mentiras, somos enganados com os factos incorrectos, esta nossa mania de tudo ser pela fé, no sentido que tudo vai dar certo, mesmo que os factos nos dizem o contrário é uma linha muito perigosa. Recentemente passei por algo assim, desejava algo para minha vida, e não tem nenhum mal desejar coisas, principalmente as boas, todas as informações que vinham ao meu conhecimento não eram favoráveis, mas eu insistia, pois, sempre vem aquele pensamento de: "Deus tem poder para mudar a lei, Deus tem poder para mudar as circunstâncias". Sim tem poder e eu creio nisso, mas se ele não diz NADA, então temos que usar desta sabedoria, como Salomão usou. 

Abraão saiu da sua terra, porque Deus lhe apareceu mesmo, e lhe falou mesmo. Se assim Deus fizer o mesmo consigo e comigo, como fez com Abraão, então podemos usar as frases: "Se Deus falou, ele vai mudar mesmo as circunstâncias", mas se Deus não disse nada, não entre por esse caminho de loucura e pensar: "que pela fé tudo dá certo". Nesses caso temos de usar de sabedoria, munir os factos e discernir o que é correcto e o melhor. Outro exemplo foi o do Isaac, ele queria ir para o Egipto e Deus apareceu e disse-lhe concretamente para não ir. Assim nestes casos que são MESMO concretos e específicos, seja o que Deus lhe falar,então faça e com fé, não importa as circunstâncias. Mas se Deus não disse nada, então não invente.  Vá tome as tais decisões com o tal pé no chão.

Foi o que fiz recentemente...Deus não me apareceu como apareceu a Abraão e a Isaac. Eu tenho um desejo e gostava que Deus me dissesse que sim, avança. Mas Deus não disse nada, absolutamente NADA. Agora eu sei um pouquinho do que Jesus passou no jardim do Getsamani. "Senhor se for possível, afasta de mim este cálice". Jesus estava agoniado, vou ou não vou à cruz, Senhor fala-me, mas o silêncio de Deus era aterrador. Jesus teve que decidir! O mundo estava suspenso, e Jesus decidiu. Eu também já decidi. Tomei a minha decisão. PRONTO! Querem saber? Esperar novos episódios!

Deus abençoe,

José Fidalgo