Muitas vezes ouvimos estas expressões nas igrejas: "EU SIGO a DEUS e NÃO a HOMENS" ou "ANDAS a SEGUIR a HOMENS em VEZ de SEGUIRES a DEUS?". Faz lembrar a expressão popular: "Preso por ter cão e preso por não ter cão". A bíblia diz: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece o seu irmão, é mentiroso. Pois, quem não ama o seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"(I João4:20).  Seguir a Deus forçosamente está implícito relacionamentos com pessoas, Jesus menciona dois grandes mandamentos: o primeiro amar a Deus e o segundo amar o próximo como a nós mesmos, portanto quem ama a Deus ama pessoas, não é possível separar as duas coisas.

Deus sempre usou e usa pessoas para que o evangelho seja conhecido, e assim sendo, as pessoas aproxima-se de Deus através de pessoas, em Romanos diz "Como, pois, invocarão aquele em que não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" (Rom.10:14). Por isso atrevo-me a dizer: que para me tornar um seguidor de Deus, preciso de chegar lá através do Homem. As igrejas são compostas por pessoas, que de alguma maneira foram e são influenciadas por pessoas, "é o irmão ou a irmã em Cristo que me evangelizou e que acabo por gostar da pessoa e por isso, existe uma influência dessa pessoa sobre mim, é o pastor da igreja que exerce influência sobre mim, pois é carismático, simpático, diz-me as verdades, gosto da maneira como ensina, etc."  E isso é mesmo assim, não há nada a dizer, pois igreja é relacionamentos, se essa afectividade e influência não existir, não é igreja.

Temos de ser justos nesta questão, por vezes, as igrejas lidam mal com este assunto, se uma pessoa se apresentar na igreja e comunicar que quer vir para a sua igreja, normalmente o que ouvimos é: "Glória a Deus, é bem vindo, creio que Deus falou ao coração do irmão(a) para vir para cá". Todos ficam contentes pois um membro novo veio para a sua igreja. Mas se for o contrário, se uma pessoa da sua igreja, se apresentar para comunicar que vai sair para uma outra igreja, o caso já muda de figura. Logo se levantam vozes: "Mas porque? Você está a seguir homens e não a Deus", ou mais grave, é acusado de ser um rebelde, uma pessoa não grata, que cospe no prato que comeu, enfim, toda a congregação é avisada para se ter muito cuidado com a tal pessoa que saiu, não convém falar mais com essa pessoa, pois pode ser perigoso para a tua vida. Infelizmente esta é a realidade nua e crua do que anda por aí. Esquecemos que as pessoas são livres de escolher!

Como resolver esta questão? a palavra chave é "INFLUÊNCIA".

O apostolo Paulo dizia: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo". (I Cor.11:1)

Não só, nós mesmos, devemos imitar a Cristo, como também ter amigos e pessoas que imitam a Cristo, e é por causa disso que nos tornamos seguidores de pessoas. Se alguém me questionar ou acusar: "Estás a seguir pessoas e não a Deus?" a minha resposta é sim. Pois, se eu sou cristão e amo a Deus, vou querer estar perto de pessoas que imitam a Cristo, pois elas me influenciam positivamente a segui-Lo.

E se essas mesmas pessoas e amigos mudarem de igreja, caso eu entenda sigo-los e mudar também, ninguém tem nada a ver com isso, pois me é licito. Agora se, eu sigo pessoas que imitam tudo menos a Cristo, e continuo a segui-las, neste caso, sim sigo homens e não a Deus. Jesus Cristo disse: "Pelos seus frutos os conhecereis", não é pelas suas riquezas e bens, mas sim pelo seu carácter moldado pela palavra de Deus.

Sim, fico admirado em ver pessoas que seguem homens, que de Cristo não têm nada, pois suas acções falam mais alto que suas palavras bonitas. Para esses casos, sim estamos a seguir homens. Mas se sigo imitadores de Cristo, então sigo a Deus através da boa influência desse imitador.

Deus abençoe!

José Fidalgo