Eu não acredito no dízimo como imposto, mas como princípio espiritual. O dizimo é um principio espiritual, isto é, é algo que vem de Deus ao coração do homem com um propósito específico. A raiz deste princípio vem da HONRA. Honrar e reconhecer a Deus como Senhor, Ele é o Senhor de tudo e de todos.Muito antes da lei de Moisés ter sido escrita e estabelecida para a nação de Israel, bem no inicio, quando Deus criou o homem, Ele estabeleceu este principio da honra, o homem podia comer do fruto de todas as árvores que produzia fruto, menos de uma, estabelecendo assim a sua autoridade, lembrando ao homem que Deus existe e é o Senhor...

Entretanto mais tarde vemos que alguns homens como: Abel, Abraão e muitos outros, foram inspirados a honrar a Deus, e a forma como eles o faziam era o de separar as prímicias dos animais e do fruto do campo, e queimavam esses dízimos e ofertas sob um altar de pedra. Mais tarde, quando a nação de Israel se tornou grande com cerca de quase 3 milhões de pessoas, foi necessário organizar a nação com leis...a primeira lei, como constituição, foram os 10 mandamentos e depois veio o código civil, a maior parte escritas no livro de Levíticos. Nesta organização de território, o povo foi distribuído por 12 tribos. Uma das 12 tribos, a de Levi, foi dedicada ao sacerdócio, porque a nação de Israel não era uma republica, nem uma monarquia, apesar que mais tarde teve um período que foi governada por juízes e reis, mas sim era uma nação sacerdotal. No caso a tribo de Levi não podia ter herança e nem bens tais como, por exemplo: fazer negócios, possuir terra, possuir e cuidar de animais, etc, pois eles eram uma espécie de "funcionários públicos" que cuidavam do sacerdócio. Então como é que eles viviam e as suas famílias? Eles recebiam o dízimo que as outras 11 tribos os entregava. Assim sendo, Deus então, permitiu que Moisés colocasse na lei, o principio do dízimo, e assim tornou-se um "imposto". Com o tempo criaram um espaço físico para recolher o dízimo chamado a "A casa do Tesouro". A casa do Tesouro não é a igreja, como hoje muitas vezes ouvimos falar. A casa do Tesouro é como se fosse as "Finanças" ou "Casa da Fazenda" que uma nação usa para recolher os impostos. No período em que a nação de Israel foi governada por Reis, pois o povo assim o pediu a Deus, Deus os avisou que teriam de pagar mais impostos, porque os Reis iriam concerteza recolher. E no tempo em que Israel, era tomado cativo por impérios, como por exemplo, os Romanos, a situação de recolha de impostos se agravou ainda mais e por esse motivo o povo sofria. Mas o dizimo deveria ser sempre dado aos Levitas para "matar a fome", isto é, Deus não abdicava dessa prática, porque os Levitas não tinham herança, e o povo tinha que cuidar deles e das suas famílias. Como resultado dessa prática Deus prometia abençoar, abrir as janelas do céu e derramar a graça e a bênção Dele sobre seu povo.

Com o nascimento da Igreja de Jesus Cristo, o imposto chamado dízimo já não faz sentido, porque a igreja não é "a nação de Israel", e hoje não há "a tribo de Levi e mais 11 tribos" dentro da igreja. Mas o principio permanece, como? Em primeiro lugar a bíblia nos diz que: Jesus Cristo nos fez Reis e Sacerdotes. Todos os que crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador se tornaram: "Geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..."(I Pedro 2:9). Se prestarmos atenção ao novo testamento, bem no inicio do livro de Actos, as igrejas viviam como comunidades, as pessoas vendiam seus bens, como casas, terrenos e traziam o dinheiro aos apóstolos da época, para ajudar e cuidar de todos os que faziam parte da igreja. Por isso lemos que não havia necessitado algum entre eles. É incrível! Eles não davam só o dizimo, eles davam tudo. Para que servia? Na verdade servia para "matar a fome", isto é, auxiliar as famílias que necessitavam de ajuda. Pois agora, os cristãos, são todos sacerdotes, somos como uma nação santa. Outro exemplo, os cristãos da igreja de Tessalónica auxiliaram os pobres e as viúvas da igreja de Jerusalém. As igrejas se ajudavam umas ás outras...Não é este o mesmo principio do Velho Testamento? que o dízimo servia para matar a fome da tribo de Levi? Que era a tribo sacerdotal? O principio é o mesmo. A instituição dos primeiros diáconos em Actos 6, mostra perfeitamente o motivo pelo qual eles foram levantados, para suprir necessidades que existiam entre as viúvas, pois eram desprezadas, isto é, ninguém estava a cuidar delas, e assim, resolveram esse problema, instituindo pessoas para servir às mesas.

Também no novo testamento diz que; devemos ajudar aqueles que espiritualmente nos ensinam a palavra de Deus, pois é justo que aqueles que nos ensinam as coisas espirituais possam ser ajudados também. Eu NÃO acredito nas igrejas que recebem o dinheiro do povo para andarem a comprar aviões e os seus lideres ostentarem, quando depois, vemos nessas mesmas igrejas pessoas e famílias que passam fome e ninguém as ajudam.

Eu NÃO acredito que Deus fique contente com pessoas que dão o dízimo ou oferta nessas mesmas igrejas e depois têm em sua própria casa ou na suas próprias famílias pessoas que passam necessidade ou fome. Mas também NÃO acredito nas igrejas que têm pastores e líderes a passarem necessidade e fome, e não cuidam dos seus pastores. Eu creio sim no dizimo, não como imposto, mas como princípio espiritual, e creio que quem dá o dízimo é abençoado, pois Jesus disse:"Dai e ser-vos-á dado".

O dizimo ou a oferta serve para que tanto o pastor como a ovelha estejam bem, e não para andarem a gastar em empreendimentos e estruturas tão caras, que necessitam sempre andar em "peditórios forçados". Em vez das riquezas injustas virem parar ás mãos dos santos, estão infelizmente nas mãos dos injustos que nos vendem e alugam estruturas megalómicas para que nosso ego seja satisfeito, enquanto as famílias cristãs lutam por terem as necessidades supridas. Talvez o leitor esteja a perguntar: "Onde está aqui o príncipio de honra?" Sim continua a estar, porque, quando damos para ajudar as pessoas, estamos a honrar a Deus. Deus sempre mandou, mesmo no velho testamento, ajudar os pobres, as viúvas, os órfãos e claro, os da tribo de Levi. O principio mantém-se, só que agora focado na igreja, ajudar os irmãos em Cristo, pois somos todos sacerdotes e Reis. Folgo saber que recentemente ouvi falar de uma igreja no Brasil que estavam a construir casas para os seus membros com o dinheiro do dízimo. Glória a Deus. Amei essa notícia!