Todos concordamos que orar é fundamental até porque é a área que maior resistência tem. Sempre que você decide orar, há sempre qualquer coisa que vem para perturbar o tempo de oração, é um telefonema, é uma visita inesperada, de repente você se lembra que tem de fazer algo, ou então a luta contra o sono, o cansaço que de repente vem e até, em alguns casos, dores no corpo. Estes sintomas vemos a acontecer na vida dos discípulos de Jesus Cristo;

Mateus 26:36-41 - “Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Outra maneira de ver quanta resistência é feita contra a oração é verificar o modo como os próprios cristãos reagem a convites para orar na igreja, mais fácilmente vamos a um concerto de música gospel ou a uma campanha de libertação do que a uma reunião de oração ou estudo bíblico. O apostolo Paulo fala-nos de uma luta entre a nossa carne e o nosso espirito, “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”.Gálatas 5:17.

Muitas vezes até desejamos muito orar ou  ir a um estudo bíblico, mas a nossa carne leva-nos para as festas, para aquilo que lhe é próprio. Isto leva-nos a pensar que o inimigo das nossas almas, o diabo, fará tudo o que estiver ao alcance dele, para que o cristão não ore e não estude a palavra de Deus. O próprio Jesus Cristo mencionou isso na parábola do semeador quando faz a comparação entre a semente e a palavra de Deus, entre a terra e o coração da pessoa.

Marcos 16:14-15 – “O semeador semeia a palavra. Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada”.

Existe um vício no meio dos cristãos que é o depender da oração dos outros: “Pastor ore por mim. Irmão(a) ore por mim. Vais à igreja? Então ora lá por mim.” Quero encorajar a todos que tomem uma decisão hoje, que se proponham a orar e que esse tempo é somente para si e para Deus. É uma decisão que só você pode tomar, assim como eu não posso beber, nem comer por si, assim também a oração é da responsabilidade de cada cristão. Acredito que este livro vai ajudar-nos a tomar essa decisão até porque orar não é nada complicado, é simples e eficaz.