A passagem bíblica (Mateus 14:22-33) que aborda o facto de Jesus ter andado sobre as águas é bastante conhecida, não só no meio cristão como em todo o mundo. Ficamos, muitas vezes, surpreendidos pela impossibilidade da sua ação: andar sobre as águas. No entanto, quando conhecemos a plenitude da identidade de Cristo, passamos a pensar “É claro que Jesus conseguiu andar sobre as águas, Ele era (e é) o Filho de Deus. Deus capacitou-O para tal”.

A grande surpresa deste milagre vem quando Pedro, um homem comum mortal, andou sobre as águas. Todos sabemos que Pedro, olhando para a força do vento, temeu e começou a afundar-se, pedindo socorro a Jesus (versículo 30), mas não deixa de ser surpreendente a fé que Pedro teve para sair do barco e ir ter com Jesus.

Muitas vezes, ao longo da nossa vida, temos que tomar decisões sem saber o dia de amanhã, ou até o que vai acontecer daqui a 1 hora. A vida é imprevisível, cheia de ventos fortes que nos podem tentar abanar e, por vezes, deixar cair. É por esta característica da vida humana que Jesus nos exorta a pedirmos a Deus o pão nosso de cada dia (Mateus 6: 11) e a não estarmos ansiosos com o dia de amanhã (Mateus 6: 34). Pedir o pão de cada dia pode significar duas coisas: 1) o pão físico e real, ou seja, a alimentação, as necessidades básicas para a nossa sobrevivência; ou 2) o pão espiritual, a palavra de Deus, que é o próprio Cristo (João 6:48). A palavra diária pode ser sabedoria, perdão, paz, amor, generosidade, fidelidade, confiança, coragem, entre outras riquezas que o evangelho de Cristo traz.

Neste sentido, e retomando a passagem bíblica inicial, temos que pedir a Deus que nos dê, de acordo com a sua bondade (que já agora é infinita), diariamente a palavra que necessitamos para enfrentar e viver esse mesmo dia. Tal como Pedro, devemos andar sobre as águas, colocando o pé à frente um do outro, sem querer dar passos maiores que a perna. Na nossa vida, devemos tomar decisões e viver a vida um passo de cada vez, de acordo com a Palavra que Deus nos vai dando a cada dia.

Mesmo que possamos cair, Jesus está tão perto de nós que é capaz de nos agarrar e voltar a nos colocar de pé, retomando a nossa caminhada com Ele. A Sua graça é cheia de misericórdia e amor e, por isso, por mais que falhemos, Ele encontra-se perto para nos agarrar.

Há uma música muito bonita que diz (https://www.youtube.com/watch?v=tTeuW-1XduU) :

This is how I walk on water One foot in front of the other

Traduzindo: É assim que eu ando sobre as águas, Um pé à frente do outro.

Salomé Fidalgo 17/02/2021