O cristianismo, modo geral, está diante de um dilema que não está a conseguir resolver.

A grande missão da igreja a pedido de Jesus, é a evangelização. No entanto, muitos cristãos querem fazer de tudo menos evangelizar. Uma boa ilustração é o que está a acontecer com os estados na maioria dos países. Países como Portugal estão com a tendência de terem um estado cada vez mais gordo, há cada vez mais funcionários públicos e empresas públicas, sendo assim o estado é o empregador principal da nação.

Assim sendo o tecido produtivo está mais fraco e cada vez mais pessoas dependem do estado.

É exactamente o que está acontecer com a igreja, sem querer, semanalmente fomenta-se o "servir a Deus" dentro da igreja.Todos querem ser: pregadores, músicos, cantores, diácono, pastor, bispo, qualquer ocupação dentro da igreja é o alvo.

O tecido produtivo da igreja (evangelização) práticamente não existe. Jesus Cristo nos diz: "Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa" (João 4:35) 

As terras não estão dentro das quatro paredes da igreja, as terras estão fora das paredes, o verdadeiro trabalho de Deus ou a Obra de Deus não é dentro das quatro paredes da igreja. "A obra de Deus é esta: Que creais naquele que ele enviou" (João 6:29). Esta é a verdadeira obra de Deus, que as pessoas venham a crer naquele que Deus enviou. Quem? Jesus Cristo!

Precisamos de aumentar o tecido produtivo da igreja, ensinando os cristãos a fazer a obra de Deus que é a evangelização.Os não salvos só poderão ser salvos se ouvirem a pregação do evangelho (Romanos 10:14-15). 

Creio que o medo da rejeição leva a este défice do tecido produtivo. A verdade do evangelho não é fácil de aceitar, vivemos tempos que as pessoas resistem e muito à nossa pregação. Mesmo dentro do cristianismo existem "vários evangelhos" de acordo com o gosto de cada um. É evidente que só há um Deus, uma só fé, um só Espírito e um só evangelho, mas muitos tendam-no distorcer. 

Paulo dizia: "Eu, de muito boa vontade, gastarei, e me deixarei gastar, pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado" (II Corintios 12:15)

Os cristãos precisam de voltar a ganhar a consciência que a pregação do evangelho é a pregação da verdade, o amor de Deus nos constrange pelas pessoas não salvas, mas a verdade tem de ser falada com amor, sabendo que podemos ser rejeitados ou menos amados, mas precisamos de ficar firmes na verdade do evangelho.

Precisamos de uma igreja que fale a verdade.

Quero encorajar os cristãos que não se envergonhem do evangelho de Jesus Cristo e que façam a verdadeira obra de Deus, lá fora, onde os campos estão brancos prontos para a ceifa. Temos uma igreja gorda de talentos, mas magra na salvação dos perdidos.