A divindade de Jesus é e será sempre a grande luta da fé! Para muitos, Cristo é alguém iluminado, quase divino, um profeta, um santo que nos é enviado como solução de algo mal resolvido por Deus, ficamos com a ideia de que Deus falhou com a criação, se assim fosse, então, creio eu, quem precisaria de um Messias ou de um Redentor era o próprio Deus e não a criação.

Outros reconhecem Cristo como divino, Filho de Deus, uma espécie de nº2 da divindade, um braço direito de Deus Pai, o tal, a palavra, o verbo que se fez carne. Deus o Pai é o número 1, o Filho é nº2 e o Espírito Santo é o nº3, esta é a visão hierárquica que muitos têm sobre Deus.

O nº2, lá teve que vir para resolver um problema causado pelo homem, neste caso, Adão e sua mulher Eva, pois eles falharam e Deus, teve que enviar o nº2 para resolver o problema da humanidade para perdão de nossos pecados.

Mas afinal! O que é que as escrituras dizem sobre o assunto? No Evangelho de João, Jesus, o Filho do Homem, “rasga o verbo” (expressão brasileira); quando ele afirma: “Eu sou”: “Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou” (Jo.8:58). A reacção dos ouvintes, foi instantânea, eles pegaram em pedras para lhe atirarem...Jesus se revela “eu sou”; este “eu sou”, é o mesmo “eu sou” que apareceu a Moisés na sarça ardente. “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. Êxodo 3:14

Foi uma ofensa, que este Jesus, em forma de homem, tenha tido a lata de afirmar que é Deus. “Quem pensa que este é?” Como pode alguém, sendo Filho do Homem, afirmar-se Deus?

Aliás, aproveito para afirmar que não foi a primeira vez, que este Jesus, tinha estado aqui nesta terra em forma de homem, na verdade o homem foi criado à imagem, à forma e semelhança de Deus. Deus tem uma forma, apesar de ser Espírito, “...sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus...” (Filp.2:6).

As Escrituras o afirmam; ele é o sacerdote Melquisedec (Hebreus 7) a quem Abraão deu o dizimo de tudo, sem pai, sem mãe, sem genealogia, rei de paz, não tendo principio de dias nem fim de dias; ele é o anjo do Senhor que aparece a Moisés em uma chama de fogo no meio de uma sarça (Ex. 3:2); ele é semelhante ao filho dos deuses, quanto aparece aos amigos de Daniel dentro da fornalha de fogo ardente (Daniel 3); ele é quem vestiu Adão e Eva com túnicas de pele (Gen.3:21); ele é o anjo do Senhor que repreende os filhos de Israel (Juizes 2:1-6); Ele mesmo, andou com os filhos de Israel durante 40 anos no deserto; ele é o anjo do Senhor que aparece a Agar no deserto e fala com ela (Gén.16:10-13); Quantas e quantas vezes ele esteve entre nós, antes de se manifestar ao mundo e afirmar: “Eu sou”. Antes de se manifestar como o Cristo, ele foi o Cordeiro, ele foi o anjo do Senhor, ele foi o sacerdote Melquisedec, ele é o alfa e o ómega, o principio e o fim!

Perguntaram a ele: “Mostra-nos o Pai”, a resposta dele: “Quem a mim me vê, vê o Pai. Eu e o Pai somos um”. A nossa mente humana custa a entender isto, não é possível aproximarmos de Deus pelo entendimento, mas sim pela fé. Este mistério não se prova, se Deus fosse possível de ser provado, não seria Deus. Este mistério, Pai, Filho e Espírito Santo só pela fé se consegue crer.

O mistério começou antes da fundação do mundo, antes da vida, antes das criaturas, antes da morte, antes de tudo. A vida é gerada pela morte, não há vida sem primeiro que se morra. Jesus foi claro, “se a semente não morrer, fica ela só, mas se morrer dá muito fruto”. Este é o principio basilar do reino dos Céus; “a semente tem de morrer” ou dito de outra maneira; “o Cordeiro tem de ser imolado”.

Muitos de nós, senão a maioria dos crentes em Deus, acreditam que houve um erro com a criação e por esse motivo foi necessário um salvador. Mas as escrituras, para mim, são muito claras, a criação não foi nenhum erro, não seria possível existir vida, existir a criação sem que primeiro existisse imolação, sem que primeiro a semente morresse, sem que primeiro o Cordeiro fosse imolado. Sem esta imolação, não poderia existir vida, os anjos, o universo, os seres celestiais, os exércitos celestiais, a natureza tal e qual como a conhecemos, o homem, a mulher, o sol, a lua e as estrelas. Daí que as Escrituras nos afirmam: “Ele é o Cordeiro que foi morto, imolado, antes da fundação do mundo”.(Apoc.13:8)

E o mistério é : “Deus morre em Cristo, para gerar vida através de Cristo!”

O que acabei de escrever é muito forte, sim, eu sei que alguns poderão dizer: “heresia”. Mas é assim que creio, vejamos as palavras do Senhor Jesus:

“E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo, antes que o mundo existisse” (Jo.17:5)

“Pai, aqueles que me deste, quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da fundação do mundo.” (Jo.17:24)

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos (antes da existência dos tempos); Mas a seu tempo manifestou a sua palavra, pela pregação que me foi confiada, segundo mandamento de Deus, nosso Salvador.” (Tito 1:2-3)

“Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor.” (Ef.1:4)

“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos (antes da fundação do mundo); E que é manifesta agora, pela aparição do nosso Salvador, Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho”. (II Tim.1:9-10)

A nossa redenção, a redenção da criação se deu antes da fundação do mundo, antes de tudo. Nada foi um erro. “Ele se deu a si mesmo, por todos nós, para nos redimir de toda a iniquidade, e purificar, para si, um povo seu, especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:15)

Ao longo dos séculos Deus se manifestou através de sinais, maravilhas, profetas, aparições, apareceu a Abraão, a Moisés e a alguns outros, sempre para mostrar o que ele já tinha feito por nós. Até que, Ele mesmo se manifesta em carne aos olhos de muitos, muitos foram testemunhas do que ele falou e explicou. A mensagem é clara, ele nos redimiu antes de tudo, mas foi necessário uma prova física, a imolação antes da fundação do mundo não teve testemunhas a não ser o próprio Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Agora o mundo testemunhou a vinda do Filho de Deus, o próprio Deus se fez homem. Mas deixou a promessa, a bem aventurada esperança da ressurreição a todos os homens que nele crêem.

O grande pecado do homem, o pecado que nos condena à morte eterna, não é o ter desobedecido a Deus comendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Sim houve consequências, como qualquer outro pecado, porque o pecado gera morte. Mas o pecado que gera morte eterna é o pecado da rejeição a Deus, do não crer nesta tão grande e maravilhosa graça de Deus, que foi imolado antes da fundação do mundo para gerar vida, Deus morre em Cristo para gerar vida através de Cristo. O que nos condena eternamente é a rejeição desta vida que só há em Cristo Jesus, não podemos viver sem esta vida que só há em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus.

Satanás e a terça parte dos anjos decidiram rejeitar esta vida que só há em Cristo Jesus. Paulo escreve à igreja dos Colossenses: “e Ele (Cristo) é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele (vida); E ele é a cabeça do corpo da igreja, é o principio e o primogénito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós, também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento, pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou. No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.” (Col.1:17-22) Antes Paulo dizia: “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Col.1:15-16) Cristo é o gerador da vida, a criação é gerada a partir dele.

Apesar do homem ter-se tornado estranho e inimigo no entendimento com Deus, por praticarem obras más, ele nos reconciliou na mesma, ele nos amou primeiro. Mesmo sabendo que o homem poderia descambar, como descambou.

No caso de Satanás e da terça parte dos anjos, eles simplesmente não aceitam, rejeitaram a vida que há em Cristo e sabemos o fim deles, o mesmo fim terão todos os que assim procederem.

Necessitamos de anunciar esta boa nova, de que Cristo é Deus, Ele é Deus que se fez homem para que o mundo testemunhasse o que ele fez antes da fundação do mundo, antigamente Deus falou de muitas maneiras aos antigos, pelos profetas, mas a nós, agora, nos fala pelo Filho, pelo Evangelho. (Heb.1:1).

Ele nos redimiu e nos dá a vida. “Na verdade, na verdade vos digo que, aquele que ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo.5:24) Cristo é a passagem da morte para a vida, ele é o gerador da vida, o Deus que morreu para gerar vida. Crês tu nisto?