Nunca tinha percebido o versículo “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9:10). Sempre achei uma frase inspiradora de se dizer e de se ouvir, no entanto nunca tinha entendido o seu significado.

Graças a Deus que, continuando a minha caminhada com Cristo, este versículo se tem feito entender na minha mente e, mais importante ainda, no meu coração.

Muitas vezes, pensamos que somos merecedores de coisas boas, porque pensamos que somos boas pessoas. Muitas vezes, acreditamos que ninguém nos vê quando pecamos às escondidas ou decidimos criar contendas com os nossos irmãos. Mas tudo isso não é verdade. Nós não somos boas pessoas (Romanos 3:10) e procuramos constantemente cumprir os nossos desejos egoístas; um dia, vamos prestar contas a Deus pelas nossas ações aqui na terra, enquanto seguidores de Cristo, porque Deus nos vê a todo o tempo, mesmo naqueles momentos que pensamos “É só uma mentirinha” ou “Vou só falar mal deste meu colega de trabalho”. 

O que nos falta é realmente temer a Deus: reconhecê-lo como nosso Senhor e saber que não somos merecedores de nada, mesmo tendo sido alcançados pela Sua misericórdia e pelo Seu amor. Agora, com isto não quero dizer que devemos ter medo de Deus. Não! O que eu estou a refletir é que a nossa atitude de coração deve ser mudada; deve ser, acima de tudo, um reflexo do nosso temor a Deus.   

Desta forma, mantendo uma postura humilde, reconhecedora da nossa natureza humana e dependente de Deus, Ele nos concederá sabedoria para as nossas decisões do dia-a-dia (das mais pequenas às maiores decisões que podemos tomar na vida). O princípio, o fundamento, a base, o alicerce para sermos sábios é, de facto, o temor ao Senhor.

 

Salomé Silva

12/06/2021